Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos recebe inscrições para apresentação de trabalhos

O Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina ocorrerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Nesta terceira edição, os trabalhos serão norteados pela crítica sobre a intensificação dos ataques aos povos originários, tradicionais e a violação dos direitos humanos no Brasil e na América Latina.

Organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (UCPel), Direito (UFPel) e Direito e Justiça Social (FURG), o evento reunirá pesquisadores de todo o Brasil. As conferências e mesas de debate serão transmitidas pelo Canal do PPG em Direito (UFPel) no Youtube.  

Pesquisadores interessados em participar devem submeter seus trabalhos até o dia 15 de setembro pelo e-mail nelucpel@gmail.com. Ouvintes e apresentadores de trabalho que desejam certificação deverão realizar a inscrição pelo site.  

 

Grupos de trabalho 

Os resumos expandidos devem ter até 400 palavras com até três autores, no máximo. Serão aceitos até 10 trabalhos por grupo de trabalho (GT), divididos em: Decolonialidade e Lutas Sociais na América Latina; Teoria Crítica dos Direitos Humanos; Gênero, Sexualidades e Decolonialidades e Constitucionalismo na América Latina. As sessões ocorrerão através da plataforma Google Meet. 

 

Programação 

Conforme o professor da UCPel e um dos organizadores do evento, César Augusto Costa, é possível constatar no cenário nacional dinâmicas históricas da colonialidade do poder sobre populações originárias e tradicionais. “Essas demonstrações ocorrem através de discursos racistas, perseguição, retirada de direitos, expropriação e violência territorial, ações intensificadas pelo Estado neoliberal” avalia. Além do professor César, coordenam o evento os docentes Renato Duro Dias (FURG) e Márcia Bertoldi (UFPel).

Para essa edição, o Colóquio contará com palestrantes de instituições nacionais e internacionais. A conferência de abertura ficará a cargo do professor Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF/RJ), um dos maiores pesquisadores da América Latina no estudo dos povos da floresta. Confira abaixo a programação das conferências: 

 

30/9 

19h – Conferência: “O contexto atual de violência aos Povos da floresta” – Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF/RJ)

Mediação:

Profa. Dra. Márcia Bertoldi (PPG em Direito/UFPEL)

Dr. Renato Duro Dias (PPG em Direito e Justiça Social/FURG) e

Dr. César Augusto Costa (PPG em Política Social e Direitos Humanos/UCPEL)

1/10 

10h – Conferência: “Questão ambiental desde o sul e a luta dos Povos originários”

Dra. Isabela Figueroa (UNIMAGDALENA)- Colômbia

Dr. Celso Sánchez Pereira (PPG em Educação/UNIRIO)

Mediação: Dr. Renato Duro Dias (PPG em Direito e Justiça Social/FURG)

 

14h – Grupos de Trabalho

19h Conferência: “Direitos  Humanos e Direito Insurgente: os ataques aos Povos indígenas”

Profa. Dra. Fernanda Bragato (PPG em Direito/UNISINOS)

Prof. Dr. Ricardo Pazello (PPG em Direito/UFPR)

Mediação: Dra. Márcia Bertoldi (PPG em Direito/UFPEL)

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101