PPGPSDH da UCPel integra programação de formação de gestores em economia solidária

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Aline Mendonça, palestra na abertura do evento ‘Encontro de Formação de Gestores em Economia Solidária na Gestão Pública Municipal: Uma estratégia de desenvolvimento’. O evento on-line ocorre entre os dias 15 e 17 de junho e será voltado para a formação de gestores municipais. 

Participarão da capacitação representantes de sessenta municípios e nove estados brasileiros. De acordo com a professora Aline, a atividade tem objetivo de contribuir para a municipalização da economia solidária e para o desenvolvimento local, geração de trabalho, renda e combate à fome.

Realizado pela Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, o evento pretende sensibilizar e capacitar as novas gestões para que incluam a Economia Solidária no Plano Plurianual (PPA). Essa iniciativa poderá resultar em mais apoio para os empreendedores, associações e cooperativas que atuam na geração de trabalho e renda nos municípios.

A docente da UCPel palestra na conferência de abertura nesta terça-feira (15), às 19h, sobre o tema ‘O papel das políticas públicas municipais de Economia Solidária no cenário atual’. Dividem o espaço de fala o vice-Presidente de Economia Solidária da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, e o professor do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFRN e ex-Secretário Adjunto da SENAES, Roberto Marinho Alves da Silva.  

A participação na formação é direcionada para as equipes de governos interessadas em trabalhar a pauta da economia solidária como política pública local. Para obter mais informações, os gestores podem enviar mensagem para o e-mail: gestecosol@gmail.com.

Todo o evento será transmitido ao vivo para o público aberto, através dos perfis do Facebook: @rededegestores.ecosol e Youtube: Rede de Gestores de Economia Solidária.

 

Confira a Programação:

DIA 15/6 – 19h

ABERTURA

– Jairo Santos, Secretário Executivo da Rede Gestores;

– Lidiane Freire, gestora no Governo do Estado do Rio Grande do Norte;

– Marcela Vieira, do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) e Cáritas do Brasil;

– Prof. Dr. Leandro Morais – do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania (NEPESC/UNESP)

CONFERÊNCIA

“O papel das políticas públicas municipais de Economia Solidária no cenário atual”

-Palestrante: Edinho Silva, Vice-Presidente de Economia Solidária da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Prefeito de Araraquara/SP.

-Palestrante: Profa. Dra. Aline Mendonça dos Santos, Programa de Pós-graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel e militante do movimento de Economia Solidária.

-Palestrante: Prof. Dr. Roberto Marinho Alves da Silva, Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFRN e ex-Secretário Adjunto da SENAES.

 

DIA 16/6 – 14 às 17 h

FORMAÇÃO I

Tema 1: Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento Local e Combate à Fome – papel e lugar institucional.

–Formadora:  Ângela Schwengber, Mestre em Integração da América Latina (USP) com experiência em gestão pública de economia solidária

– Apresentação da experiência da Prefeitura Municipal de Araraquara/SP

– Mediação: Mariana Girotto (Diadema/SP) – Rede de Gestores

Tema 2: Caminhos para a implantação da Política Municipal de Economia Solidária: marco legal, equipamentos públicos e espaços de participação social.

– Formadora: Sandra Faé, Pós-graduada em Sócio Psicologia (FESPSP) e assessora nas temáticas de desenvolvimento e economia solidária.

– Apresentação da experiência da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (BA)

– Mediação: Maria da Penha (Joinville/SC) – Rede de Gestores

 

DIA 17/6 – 14 às 17 h

FORMAÇÃO II

Tema 3: A importância da inserção da Economia Solidária no orçamento municipal: PPA, LDO e LOA

-Formador: Prof. Mst. Luiz Felipe Ambrózio, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP) e especialista em finanças e gestão pública.

– Mediação: Camila Capacle (Araraquara/SP) e Lidiane Freire (RN) – Rede de Gestores

 Tema 4: Municipalização da Economia Solidária e Rede de Gestores

– Milton Barbosa, Superintendente da SESOL no Governo de Estado da Bahia.

Apresentação da experiência de Políticas de Economia Solidária em Municípios Brasileiros: Teófilo Otoni (MG), Urandi (BA), Joinville (SC) e São Miguel do Gostoso (RN)

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Com informações do site https://www.rededegestoresecosol.org.br/