Questão social e pensamento pós-colonial serão tema de minicurso da UCPel

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) inscreve para o minicurso gratuito “Questão social e pensamento pós-colonial”. Dividido em quatro encontros remotos, a qualificação é voltada para estudantes da graduação e pós-graduação interessados em aprofundar conhecimento na temática pós-colonial e latino-americana. 

Programados para ocorrer via Google Meet nos dias 28 de abril, 5 e 19 de maio, e 16 de junho, sempre às 14h, os encontros contarão com a participação de pesquisadores convidados. Os temas que serão abordados se relacionam com a questão social, como racismo, feminismo, capitalismo, violências e gênero. 

De acordo com o professor do PPG, César Augusto Costa, os assuntos serão tratados a partir do âmbito do debate pós-colonial e latino-americano. “Teremos como desdobramentos a necropolítica; o poder, conhecimento, dominação; o patriarcado como forma de opressão e os feminismos”, adianta o docente. 

O minicurso pretende potencializar o debate e a reflexão relacionada ao âmbito da questão social e a interlocução com o pensamento pós-colonial. Conforme o docente, torna-se necessário discutir as manifestações da questão social sob olhar crítico e latino-americano. 

Além da coordenação do professor César, responsável pelo Núcleo de Estudos Latino-Americano do PPGPSDH, a qualificação conta ainda com a coordenação da professora Aline Mendonça dos Santos, do Grupo de Pesquisa Emancipação, também do PPG da UCPel. 

São os pesquisadores convidados do minicurso: o doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, do Centro de Estudos Sociais (CES), Maurício Hiroaki Hashizume; a professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furg, Amanda Motta Castro; a doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Élida Lauris; e o doutor em Pós-Colonialismos e Cidadania Global, do Centro de Estudos Sociais (CES), Vico Dênis Sousa de Melo.   

As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 18 de abril através deste link. As vagas são limitadas. Confira a programação dos encontros:

28/4/2021- 14h

Encontro 1: Compreendendo a reflexão Pós Colonial – A necropolítica como chave de leitura – Prof. Dr. Maurício Haschizume (UFT)

5/5/2021 – 14h

Encontro 2: Poder, conhecimento, dominação: categorias-chave para outras epistemologias – Prof. Dr. Vico Melo (UFPB)

19/5/2021 – 14h

Encontro 3: Patriarcado como forma de opressão – Profa. Dra. Élida Lauris (Terra de Direitos)

16/6/2021 – 14h

Encontro 4: Feminismos – categoria político-cultural de Amefricanidade (Lélia Gonzalez) – Profa. Dra. Amanda Castro (PPG em Educação/FURG)

Carga horária: 12 horas-aula com direito à certificação.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101