‘Tornar-se negro’ será tema do IX Consciência Negra UCPel

O IX Consciência Negra: amplie a sua! da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) convida para uma reflexão sobre o tema Tornar-se negro, um constante aprendizado. De 18 a 20 de novembro, o livro de Neusa Santos Souza será a base para conversas e análises das experiências obtidas a partir de projetos desenvolvidos por instituições pelotenses na área étnico-racial. 

Abre a programação, no dia 18, às 16h, a atividade “Passeio Virtual no Museu da Baronesa”, feito via Google Meet. “Também vamos conhecer como foi a experiência de trabalhar com a temática étnico-racial a partir da visibilidade negra dentro do museu e através do Programa o Sopapo”, adianta a professora Carla Ávila, uma das responsáveis pela atividade.  

No dia 19, às 19h, ocorre uma roda de conversa sobre as iniciativas voltadas à visibilidade negra em espaços institucionais. Serão apresentados os projetos relações étnico-raciais da UCPel, o programa sopapo e a exposição fotográfica Monsa: um pedaço da África é aqui, da escola Monsenhor Queiroz.  

No dia 20 de novembro, IX Consciência Negra da UCPel se juntará  a marcha do movimento negro Griô Sirley Amaro. Para participar do IX Consciência Negra é necessário enviar e-mail para relacoesetnicoraciaisucpel@gmail.com. Toda a programação é alusiva ao mês da Consciência Negra e aberta à comunidade pelotense. 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101