Artigo do PPGPSDH sobre segurança alimentar é publicado no Canadá

O artigo científico “Limites e desafios do acesso a alimentos agroecológicos”, produzido pela mestranda Miria da Rocha e os professores Aline Mendonça e Tiago Nunes, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), foi publicado no mês de outubro na Canadian Philanthropy Partnership Research Network.

“É uma satisfação ter o trabalho publicado com o reconhecimento da Rede Canadense de Filantropia, principalmente por sua relevância em compartilhar as experiências mundiais referentes a tecnologias sociais”, comenta Nunes. A publicação em inglês está disponível aqui.

O artigo aborda o tema da “segurança alimentar” a partir da Rede Bem da Terra. “Como segurança alimentar, entende-se a garantia do direito ao acesso a uma alimentação de qualidade, tanto em termos da procedência dos alimentos quanto da quantidade, sem comprometer o acesso a outros bens essenciais”, explica o docente.

A Bem da Terra promove feiras de alimentos agroecológicos (produzidos sem o uso de defensivos químicos) e com foco na economia solidária (produção coletiva). Surgiu em 2007, em Pelotas, como uma rede informal de produtores, sendo depois vinculada à extensão da UCPel pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativa (Nesic).

Desde 2014, a associação que organiza a Bem da Terra apostou, além dos eventos presenciais, em uma feira virtual. A tecnologia viabiliza que as pessoas da cidade comprem diretamente dos produtores rurais. Com a pandemia, os pedidos realizados pelo site https://cirandas.net/bem-da-terra foram potencializados.

No artigo, os pesquisadores defendem que a Rede Bem da Terra desenvolve a segurança alimentar ao viabilizar o contato entre produtores e consumidores, ou seja, a conexão entre o campo e a cidade. “Se o campo não planta, a cidade não janta. Essa é a nossa compreensão”, frisa Nunes.

 

Redação: Max Cirne