Riscos enfrentados pela democracia brasileira serão analisados em evento da UCPel, UFPel e Furg

De 3 a 4 de novembro, os Programas de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), em Direito (PPGD/UFPel) e em Direito e Justiça Social (PPGD/FURG) estarão reunidos no evento II Colóquio Decolonialidade e Direitos Humanos na América Latina. Nesta edição on-line, terão enfoque temas como possibilidades de ruptura da democracia brasileira; autoritarismo nos âmbitos político, social, universitário; e  concepções de feminismo, gênero, raça e classe. 

Além da realização de conferências com a participação de convidados reconhecidos nacionalmente, haverá espaço para a apresentação de trabalhos em quatro áreas: Constitucionalismo na América Latina; Teoria Crítica dos Direitos Humanos; Lutas Sociais e Questão Penitenciária na América Latina. As palestras poderão ser acessadas gratuitamente pelo Youtube e os grupos de trabalhos terão reuniões via Google Meet. 

A conferência de abertura ficará a cargo do pesquisador Antonio Carlos Wolkmer (Unilasalle), referência em estudos da Teoria Crítica dos Direitos Humanos no Brasil e América Latina. “Um dos eixos do evento é o impacto da Teoria Crítica dos Direitos Humanos e suas relações com a perspectiva de classe, raça e gênero”, adianta o professor da UCPel e um dos organizadores do evento, César Augusto Costa. 

Assim como Costa, estão a frente do Colóquio os professores Márcia Bertoldi (UFPel) e Renato Dias (FURG). Conforme o grupo, o evento deverá ser marcado pela diversidade de discussões, necessárias ao contexto atual. “Refletir a Teoria Crítica dos Direitos Humanos na América Latina e no Brasil indica analisar as matrizes coloniais. Elas violentam o projeto de uma sociedade plural e democrática, cuja perspectiva passa pelo reconhecimento de “sujeitos negados” (negros, indígenas, mulheres, povos tradicionais) no marco do capitalismo dependente”, avalia Costa.

Submissão de trabalhos 

Interessados em participar com o envio de trabalho devem submeter o resumo com indicação do grupo até o dia 25 de outubro pelo e-mail nelucpel@gmail.com. Mais informações estão disponíveis neste link

Programação

 

As palestras que compõem a programação serão abertas a interessados. Entretanto, aqueles que desejarem certificado deverão realizar a inscrição e o pagamento pelo link

Dia 3/11  (noite)  – 19h

Abertura 

Mesa 1: “Direitos Humanos na América Latina”

Prof. Dr. Antonio Carlos Wolkmer (PPG em Direito/Unilasalle) 

 

Dia 4/11 (manhã) – 9h30

Mesa 2: “Gênero, Decolonialidade e Corpos Insubmissos”

Profa. Dra. Josiane Petry Faria (UPF) PPG em Direito  

Prof. Dra. Joice Graciele Nielsson (UNIJUÍ) – PPGDH – Mestrado e Doutorado‬‬‬‬‬‬‬

Mediação: Prof. Dr. Renato Duro Dias (PPG em Direito e Justiça Social/FURG)

 

Dia 4/11 (tarde) – 14h às 17h

Grupos de Trabalhos (GTS)

 

Dia 4/11 (noite) – 19h

Mesa de Encerramento: “Decolonialidade e o Feminismo Negro”

Profa. Dra. Georgina Lima Nunes (PPG em Educação/UFPEL)

Profa. Dra. Fernanda da Silva Lima (PPG em Direito/UNESC)

 

Redação: Rita Wicth – MTB 14101