Professora da UCPel participa de evento feminista em parceria entre Brasil e Argentina

Numa parceria entre Brasil e Argentina, o evento “Escola Feminista ‘As Pensadoras’: Uma aproximação dos seus princípios, sentidos e práticas” promove no dia 15 deste mês, a partir das 18h, palestras abertas com as professoras Rita de Cássica Machado (Universidade do Estado do Amazonas) e Carla Ávila (Universidade Católica de Pelotas). As inscrições podem ser realizadas gratuitamente aqui.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel colabora na coordenação pedagógica do projeto nacional As Pensadoras e, em agosto do ano passado, realizou uma aula on-line para pesquisadores de diversos países.  

O convite para repetir o encontro virtual ocorre, agora, em parceria com o Instituto Superior de Formação Docente N° 9 Paulo Freire e Sindicato Aten, sendo voltado para educadores de todas modalidades e estudantes de nível superior da Argentina. O evento terá, inclusive, tradução de Gabriela Herczeg para o espanhol.

Enquanto Rita irá abordar o tema “As pensadoras: formação sobre as vertentes teóricas e práticas do feminismo”, Carla apresenta “Carolina de Jesus: Pensadora negra brasileira”. O legado da escritora e poetisa integra a tese da docente da UCPel, que estuda o pensamento de mulheres negras com o intuito de compreender o racismo e as relações étnico-raciais.

“Carolina era uma mulher negra de Minas Gerais que nasceu no início do século 19, logo após a abolição, filha de agricultores e neta de escravos”, contextualiza Carla. Em sua palestra, pretende promover um diálogo entre Carolina e outras autoras, como Patrícia Hills Collins, Bel Hooks, Maria Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Virginia Bicudo e Neusa Santos. “São essas mulheres que ajudaram a constituir o que nós chamamos de pensamento crítico de mulheres negras”, diz.

 

Redação: Max Cirne