PPGPSDH realiza chamada internacional de crônicas para formar o livro “Centroamérica 1989”

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com a rede O Istmo, realiza nova chamada de textos originais e inéditos para integrar o livro “Centroamérica 1989”. O prazo se encerra no dia 31 de agosto.

A proposta é reunir crônicas curtas, de até 13 mil caracteres com espaço, que abordem temas sociais, políticos e culturais responsáveis por impactar os centro-americanos entre os anos de 1960 a 1990, com destaque para conflitos que acarretaram em migrações forçadas.

 

Panorama de 30 anos

A ideia do livro surgiu em 2019 com o propósito de contribuir para a compreensão de um período turbulento para a história do subcontinente. “A base é o ano de 1989, que marca o início do fim das violências e guerras que transitaram para um tipo de estruturação democrática, pelo menos não marcada por hostilidades bélicas”, explica o professor do PPGPSDH e coordenador do Istmo, Aleksander Antunes.

A queda do muro de Berlim, em 1989, é considerada como símbolo da desarticulação da União Soviética, extinta no ano seguinte. “Tal acontecimento reflete nos territórios mais quentes de uma guerra supostamente fria com os Estados Unidos, que havia sido a tônica de toda a segunda metade do século 20, em particular na América Central”, comenta.

Nesse contexto, 1989 torna-se um ano-chave na região centro-americana e para seus povos, conforme a invasão do Panamá pelos Estados Unidos; os mercenários contrarrevolucionários na Nicarágua financiados por governos estadunidenses que desarmam a revolução sandinista em curso no país; e o massacre de seis líderes políticos-religiosos nas dependências da Universidade Centroamericana de El Salvador (UCA).

O ano de 1989, segundo Antunes, encerra uma década caracterizada pelo horror da violência estatal, diásporas e desalojados em massa em toda a região centro-americana. Sendo assim, a publicação pretende reunir memórias, testemunhos e descrições deste período na América Central.

 

Páginas de reflexão

Ao invés de ensaios e monografias, o projeto prioriza o formato de crônica, que pode valer-se de perspectivas pessoais e reflexivas. Serão avaliados os textos escritos em espanhol ou inglês, em fonte Tahoma, tamanho 12 e espaço duplo, enviados para o e-mail info.oistmo@gmail.com.

A edição do livro será bilíngue e formada por 30 crônicas ao total. O projeto é uma publicação virtual da linha editorial do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), numa iniciativa da articulação centroamericanista O Istmo.

O PPGPSDH/UCPel participa da publicação enquanto entidade coeditora. “Embora estejamos situados num espaço regional com pouco conhecimento das realidades centro-americanas, esta é uma oportunidade de internacionalizar as relações latino-americanistas e ter mais e melhor diálogo com as iniciativas do CLACSO”, avalia Antunes.

 

Redação: Max Cirne