NEL/PPGPSDH obtém espaço na Revista Caribeña de Ciencias Sociales

O Núcleo de Estudos Latino-americano (NEL) do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel) teve artigo publicado na Revista Caribena de Ciências Sociais, da Universidade de Málaga (Espanha). O texto, intitulado “Justiça ambiental e lutas sociais: notas a partir do Serviço Social”, é assinado pelo docente César Augusto Costa e pela egressa da UCPel e assistente social, Elora Oliveira. 

O estudo é originado do trabalho de conclusão de curso da assistente social. A partir da análise do tema, os autores abordam as relações entre a justiça ambiental e as lutas sociais, assim como a contribuição política para o serviço social, buscando compreender o panorama de enfrentamento das questões sociais explicitadas pelo capitalismo. 

De acordo com o professor César, o materialismo histórico-dialético é a ferramenta necessária para a crítica ambiental. “Essa é uma temática atual e relevante, pois não podemos ignorar o contexto de acumulação e a intensificação do capitalismo em termos ambientais, em que a natureza é compreendida na perspectiva mercantil”, avalia.

O artigo pode ser acessado na íntegra através deste link