Professor do PPG em Política Social lança livro sobre pensamento latino-americano e justiça social

O professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (PPGPS/UCPel), César Augusto Costa, lança no dia 21 de setembro o livro ‘Pensamento latino-americano e justiça social: perspectivas críticas’. Resultado do estágio de pós-doutorado realizado na Universidade Federal de Rio Grande (Furg), a obra será apresentada às 18h45min no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Rio Grande. 
 
Além de Costa, também é autor o professor do PPG em Direito e Justiça Social da Furg José Ricardo Caetano Costa. Conforme explica o docente da UCPel, os organizadores da obra em conjunto com pesquisadores de outras universidades brasileiras demonstram a necessidade urgente do debate e da reflexão sobre as questões enfrentadas na América Latina. “Esse espaço é permeado por relações de dominação, tanto geográfica quanto epistêmica”, explica.
Ainda de acordo com Costa, a obra demonstra que o projeto eurocêntrico desembocado na América Latina sob a lógica do sistema mundo moderno-colonial impactou de forma violenta as culturas, economias e sociedades, além de também “encobrir” o rosto desses povos. O livro reúne artigos de pesquisadores de universidades como Católica de Pelotas (UCPel), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Federal de Rio Grande (Furg), Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Santa Cruz do Sul (UNISC). 
O lançamento da obra integra a programação do II Seminário Internacional de Políticas Públicas, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Justiça Social da Furg, que também ocorre no Auditório do Campus do IFRS, localizado na Rua Eng. Alfredo Huch, 475, Rio Grande. O tema do seminário será “As Políticas Públicas e os Desafios das Democracias Latino-Americanas no Século XXI”. 
 
Redação: Rita Wicth – MTB 14101

Powered by WPeMatico