Trabalho do MEEC da UCPel é publicado em revista internacional

Pesquisadores do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) publicaram o artigo “On the Adhesion of Protein in Nitrided Metallic Coatings for Electrosurgical Electrodes of Stainless Steel” na revista Materials Research – veículo de divulgação científica considerado A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O trabalho apresenta uma inovação tecnológica capaz de tornar mais eficientes bisturis utilizados em eletrocirurgias.

De acordo o professor Everton Granemann Souza, um dos autores da pesquisa, o artigo foi construído a partir da dissertação de mestrado do engenheiro eletricista Rafael Legal da Cruz. A proposta foi baseada em um dos desafios da eletrocirurgia – a alta adesão de tecidos ao bisturi elétrico, o que atrasa o procedimento, já que é preciso interromper várias vezes o processo para limpar o equipamento.

Os pesquisadores da UCPel investigaram  a capacidade antiaderente de recobrimentos de nitrito de zircônio (ZrN) e nitreto de titânio (TiN) em bisturis elétricos de aço.Esses dois recobrimentos foram depositados sobre uma fina camada de titânio, de forma a proporcionar uma melhor adesão sobre do aço, sendo que a eficiência foi testada em um retalho abdominal humano.

Resultados

Os resultados mostraram uma eficácia superior, para ambos os revestimentos ZrN e TiN, em relação ao bisturi comercial de aço. A importância da descoberta traz à tona a possibilidade de combinar materiais com o aço para diminuir a adesão de tecidos durante uma cirurgia.  “Bisturis com menor adesão de tecido diminuem o tempo de cirurgia, a possibilidade de complicações do paciente e a fadiga do médico cirurgião”, explica o docente.

Quem participa do artigo

Além do aluno do mestrado e do professor Everton Granemann Souza, o artigo ainda conta com a participação da professora, orientadora do trabalho desenvolvido dentro do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da UCPel , Chiara do Nascimento, a cirurgiã plástica e professora do curso de Medicina da UCPel, Ana Cristina Beitia Kraemer Moraes, o professor Cesar Aguzzoli do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o professor Rafael Guerra Lund do Departamento de Odontologia Restauradora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Redação: Alessandra Senna