MEEC/UCPel participa de Congresso Internacional com quatro trabalhos

Representantes do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel) estarão presentes de forma remota no congresso internacional 27th IEEE International Conference on Electronics Circuits and Systems (ICECS). Quatro trabalhos serão apresentados no evento da área tecnológica que recebe pesquisadores de várias partes do o mundo.

A mestranda Morgana da Rosa falará de dois trabalhados. Um deles trata do uso de somadores compressores na árvore de somas da métrica de distorção SSD (Sum of Squared Differences), que faz parte da etapa de Estimação de Movimento do padrão de codificação de vídeo HEVC (High-Efficiency Video Coding). O outro propõe uma nova arquitetura de multiplicador quadrático na base 2m. “Os trabalhos implementam novas arquiteturas de operadores aritméticos em aplicações que demandem redução da dissipação de potência, tais como a blocos de codificação de vídeo do padrão HEVC”, explica o docente do MEEC, Eduardo Costa.    

Já a mestranda Patrícia Ucker vai apresentar o trabalho que tem por objetivo identificar o sinal de eletrocardiograma fetal usando estratégia de filtragem adaptativa. O trabalho tem por objetivo propor diferentes arquiteturas ASIC dedicadas à extração do eletrocardiograma fetal (fECG) e à detecção do batimento cardíaco fetal (fHR). “Buscam-se estratégias para a extração do fECG puro, reduzindo, significativamente, a presença do sinal do batimento materno, bem como um algoritmo capaz de detectar o fHR”, informa Costa. 

O outro trabalho a ser apresentado no evento, do egresso Andrei La Rosa, tem por objetivo a eliminação de artefatos para a extração de informações importantes no processamento de sinais de Eletroencéfalograma. 

De acordo com Costa, o evento envolve pesquisadores da academia e da indústria de várias partes do mundo, com o objetivo comum de mostrar atuais e futuros desafios em circuitos e sistemas. “Os alunos e egressos do MEEC entendem a importância de publicar os resultados das suas pesquisas para a comunidade científica”, completa o professor Sérgio Almeida.

Além de Costa e Almeida, orienta os trabalhos professor Sergio Bampi da UFRGS e colaborador do MEEC. Os trabalhos têm as parcerias do doutorando da UFRGS, Guilherme Paim, e do docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Leandro Rocha. 

 

Abaixo a lista de trabalhos a serem apresentados no evento:

Morgana M. A. da Rosa, Guilherme Paim, Leandro M.G. Rocha, Eduardo A. C. da Costa, Sergio Bampi. The Radix-2m Squared Multiplier. 

Morgana M. A. da Rosa, Guilherme Paim, Leandro M.G. Rocha, Eduardo A. C. da Costa, Sergio Bampi. Exploring Efficient Adder Compressors for Power-Efficient Sum of Squared Differences Design.

Patrícia U. L. da Costa, Guilherme Paim, Leandro Rocha, Eduardo da Costa, Sérgio Almeida, Sergio Bampi. An Efficient NLMS-based VLSI Architecture for Robust FECG Extraction and FHR Processing.

Andrei La Rosa, Patrícia Ucker, Guilherme Paim, Eduardo da Costa, Sérgio Almeida, Sergio Bampi. Exploring NLMS and IPNLMS Adaptive Filtering VLSI Hardware Architectures for Robust EEG Signal Artifacts Elimination.

Powered by WPeMatico