Artigo de mestrando do MEEC/UCPel é premiado no Chip in Sampa

Matheus Stigger, aluno do Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel), obteve reconhecimento como o melhor trabalho do 9th Workshop on Circuits and Systems. O artigo SATD Approximate Hardware Accelerator with Run-time Configurable Hadamard Transform Coefficient Pruning foi apresentado no encontro que fez parte do Chip in Sampa, ocorrido recentemente em São Paulo.

No estudo, o acadêmico explora arquiteturas de hardware para obter um maior desempenho de compressores de vídeo e uma preservação energia dos dispositivos no qual os vídeos serão reproduzidos. O projeto foi ministrado pelo professor do MEEC e orientador do mestrando, Cláudio Diniz, que representou a instituição no evento.

Conforme Diniz, o material de Matheus foi o único que aplicava a computação aproximada – que pode ser definido como o resultado não preciso, mas próximo do esperado – na estrutura SATD. Os dois ainda indicam que a utilização dessas técnicas por parte das empresas de chips de codificação de vídeo geraria uma maior economia de energia para os usuários.

Tanto Matheus quanto Cláudio ficaram surpresos com a premiação e acreditam que ocorreu devido à carga de inovação apresentada. E veem  o prêmio como um indicativo de que estão no caminho certo. “Esse reconhecimento nos mostra que o trabalho está seguindo um caminho interessante e isso está sendo reconhecido pela comunidade de microeletrônica nacional e internacional, e isso é muito bom”, celebra o docente.

Uma trajetória de conquistas

Essa não é a primeira vez que Matheus recebe uma condecoração. Por obter uma média acima de 9 durante a graduação em Engenharia de Computação, foi contemplado com o diploma Dom Antônio Zattera, com o qual garantiu uma bolsa de mestrado integral na Instituição.

O mestrando vê o prêmio recebido em São Paulo como um resultado à confiança da Universidade em sua capacidade. Segundo ele, essa é uma das melhores maneiras de retribuir o apoio que recebeu e recebe da UCPel.

Outras participações

Além de Matheus, foram aprovados outros dois trabalhos da UCPel no Chip in Sampa. Um deles foi do graduando do 8º semestre de Engenharia de Computação, Victor Lima e o outro do mestrando em Engenharia Elétrica e de Computação, Rafael da Silva.

O Chip in é um evento nacional que ocorre anualmente e em diferentes locais do país. É o maior evento nacional de microeletrônica e é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro).

Redação: Lia Xavier