Dissertação da Católica de Pelotas recebe prêmio de melhor tese de doutorado

Uma dissertação do Mestrado de Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) da Católica de Pelotas (UCPel) recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado da Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro). 

O estudo ganhou destaque durante 10° Concurso de Dissertações e Teses, Chip in the Minuano, que ocorreu no fim de agosto. A tese de doutorado premiada foi a de Guilherme Pereira Paim, na área de projeto CAD e projeto de circuitos integrados. Ele teve como orientador o professor Sergio Bampi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e como co-orientador o professor Eduardo Antonio César da Costa, do MEEC da UCPel. 

A tese, que teve como título “Approximate and Timing-Speculative Hardware Design for High-Performance and Energy-Efficient Video Processing” (em tradução livre, design de hardware aproximado e especulativo de tempo para processamento de vídeo com alto desempenho e eficiência energética) foi premiada durante o evento da SBMicro.

«A computação aproximada é atualmente um dos principais tópicos de pesquisa no mundo para o projeto de circuitos integrados com baixa dissipação de potência», aponta o docente Eduardo da Costa, da Católica de Pelotas. 

O tópico de pesquisa vem sendo desenvolvido conjuntamente pela UFRGS e pela UCPel com resultados expressivos em teses e dissertações e também na produção científica. O prêmio reforça a parceria entre as universidades e ratifica a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

Redação: Tiago Rodrigues

Powered by WPeMatico