Coordenador do MEEC/UCPel realiza pós-doutorado na UFRGS

O coordenador do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação da Universidade Católica de Pelotas (MEEC/UCPel), Eduardo Antônio da Costa, fará o pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estudo, desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica, será sobre circuitos integrados de baixa dissipação de potência.
Até abril de 2019, o docente da UCPel terá como desafio pesquisar a redução do consumo de energia nas redes convolucionais. “Os métodos baseados em computação aproximada têm surgido como forma de reduzir o consumo de energia das redes convolucionais de última geração”, explica.
Intitulado Técnicas de Computação Aproximada e de Baixa Dissipação Energética para Aceleradores de Hardware Dedicados ao Aprendizado de Máquina Profundo, a pesquisa segue os desafios atuais nas novas tecnologias para a redução da dissipação de potência em circuitos integrados. “Recentemente, uma nova filosofia de projeto tem surgido, em que requerimentos da precisão absoluta das operações são flexibilizados, permitindo que alguma margem de erro possa ser adicionada ao processamento em prol da redução da dissipação de potência”, explica.
O projeto de pós-doutorado será desenvolvido em conjunto com uma equipe de dois doutorandos e dois mestrandos, sob a supervisão do professor da UFRGS, Sergio Bampi. No tema de computação aproximada, já existe uma parceria de trabalhos de pesquisa conjuntos entre Costa e Bampi, inclusive com a co-orientação de mestrandos e doutorandos.
De acordo com Costa, os resultados advindos do estágio de pós-doutorado permitirão avançar o estado da arte em aceleradores de hardware dedicados e, por consequência, ampliar a parceria de trabalhos conjuntos entre UCPel e UFRGS. Ao retornar à instituição, a linha de pesquisa em Sistemas Eletrônicos Integrados do mestrado da UCPel poderá ser ampliada, a partir do repasse da experiência aos demais professores e aos futuros mestrandos do grupo de pesquisa.