Conferência Internacional ICECS2017 contará com trabalhos da UCPel

Oito trabalhos desenvolvidos no mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação e no curso de graduação em Engenharia de Computação (MEEC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foram aprovados para a International Conference on Electronics, Circuits and Systems (ICECS2017). O evento ocorrerá de 05 a 08 de dezembro na cidade de Batumi,  Geórgia, e tratará sobre tendências recentes na área tecnológica, tecnologias emergentes e avanços em circuitos, sistemas, sinais, métodos matemáticos, métodos computacionais e aplicações.
Conforme o coordenador do MEEC, professor Eduardo da Costa, o evento é um dos mais importantes do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) de Circuitos e Sistemas. O encontro abrange Europa, Oriente Médio e África. O docente que é coautor dos oito trabalhos aprovados celebra o excelente resultado. “Esta aprovação ratifica o nível de seriedade e competência com que os trabalhos do mestrado estão sendo realizados”, avalia.
Entre os trabalhos da UCPel aprovados consta o de autoria principal da acadêmica do curso de Engenharia de Computação, Morgana da Rosa. “Ter como autora principal uma aluna da Engenharia de Computação reforça a integração existente entre o mestrado e a graduação”, explica Costa.   Ainda de acordo com o coordenador, os docentes da UCPel estão engajados no objetivo de elevar o nível de qualidade do MEEC através da apresentação dos resultados das pesquisas para a comunidade científica.
São os autores dos estudos os docentes Cláudio Diniz, Eduardo Costa e Sergio Almeida; o mestrando do MEEC André Neves Sapper; e os egressos Bianca Silveira, Rafael Ferreira, Renato Neuenfeld e Pedro Marques. A acadêmica da graduação Morgana da Rosa completa o grupo. Além da equipe da UCPel, também contribuíram para os trabalhos os acadêmicos e doutorandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o colaborador do mestrado da UCPel, professor Sergio Bampi.
Confira abaixo a lista dos trabalhos aprovados:
Exploring the Use of Parallel Prefix Adder Topologies into Approximate Adder Circuits. Morgana Macedo, Leonardo Soares, Bianca Silveira, Cláudio M. Diniz, Eduardo A. C. da Costa.
Exploring the Combination of Number of Bits and Number of Iterations for a Power-Efficient Fixed-Point CORDIC Implementation. André N. Sapper, Leonardo Soares, Eduardo Costa, Sergio Bampi.
Improved Goldschmidt Algorithm for Fast and Energy-Efficient Fixed-Point Divider. Guilherme Paim, Pedro Marques, Eduardo Costa, Sergio Almeida.
Exploiting Absolute Arithmetic for Power-Efficient Sum of Absolute Differences Brunno Abreu, Guilherme Paim, Mateus Grellert, Bianca Silveira, Cláudio Diniz, Eduardo Costa, Sergio Bampi.
Using Adder and Subtractor Compressors to Sum of Absolute Transformed Differences Architecture for Low-Power Video Encoding. Brunno Abreu, Mateus Grellert, Guilherme Paim, Bianca Silveira, Rafael Ferreira, Cláudio Diniz, Eduardo Costa, Sergio Bampi.
Using Efficient Adder Compressors with a Split-Radix Butterfly Hardware Architecture for Low-Power IoT Smart Sensors. Gustavo M. Santana, Guilherme Paim, Leandro M. G. Rocha, Renato Neuenfeld, Mateus Beck Fonseca, Eduardo A. C. da Costa, Sergio Bampi.
Framework-based Arithmetic Core Generation to Explore ASIC-based Parallel Binary Multipliers. Leandro M. G. Rocha, Guilherme Paim, Rafael Ferreira, Eduardo Costa and Sergio Bampi.
Effects of Memory Aspect Ratio in VLSI Viterbi Decoder Physical Implementation. Leandro M. G. Rocha, Guilherme Paim, Eduardo Costa and Sergio Bampi.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101

foto da notícia