Cursos de Tecnologia da UCPel firmam convênio com o Sanep

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) firmou um convênio com o Serviço Autônomo de Saneamento Básico de Pelotas (Sanep) para otimização de serviços através de aplicações do campo da Internet das Coisas. Alunos e professores dos cursos da área de Tecnologia, tanto da graduação quanto do stricto sensu, colaboram com o projeto SANEP Interactive IoT-based Multisensor Framework (SANEP-I²MF).

A Internet das Coisas – ou Internet of Things (IoT) – conecta dispositivos capazes de reunir e transmitir dados. Sua aplicação no Sanep visa agrupar diferentes artefatos eletromecânicos da infraestrutura distribuídos em reservatórios, barragens, bombas e outros locais, a fim de capturar informações produzidas por diferentes sensores.

O programa também explora a plataforma de software do middleware EXEHDA, desenvolvendo uma solução distribuída e extensível para atender às diferentes demandas de gestão para os grupos de administração e engenharia do Sanep. “A expectativa é prover suporte para criação de regras individualizadas aos diferentes interesses de análise dos gestores”, esperam os professores da UCPel envolvidos no projeto. Estas regras vão utilizar técnicas modernas de Processamento de Sinais e/ou Aprendizado de Máquina.

Enquanto atende às particularidades e as funcionalidades cotidianas da autarquia, o convênio oportuniza a realização prática, de caráter formativo, para os acadêmicos. Em uma esfera mais abrangente, o SANEP-I²MF ainda contribui para o desenvolvimento tecnológico de Pelotas e região.

 

Redação: Max Cirne

Powered by WPeMatico