Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

Disciplina: Bioestatística I – MV20202
Ementa: Compreender os métodos estatísticos básicos para leitura crítica da literatura na área da saúde e para a análise de dados; apresentação tabular e gráfica de dados; seleção e utilização de técnicas básicas de inferência estatística e interpretação de seus resultados.
Créditos: 2

Disciplina: Bioestatística II – MV20107
Ementa: Estudo de métodos estatísticos básicos para leitura crítica da leitura na área da saúde e para a análise de dados. Apresentação tabular e gráfica de dados, seleção e utilização de técnicas básicas de inferência estatística e interpretação de seus resultados.
Créditos: 3

Disciplina: Bioética em Pesquisa – MV20101
Ementa: Abordar os principais tópicos éticos no desenvolvimento biotecnológico nos diversos segmentos científicos e apresentar os fundamentos éticos das práticas de profissionais da área da saúde resguardando os princípios fundamentais da autonomia, beneficência, justiça e não-maleficência.
Créditos: 2

Disciplina: Conceitos e Aplicações em Epidemiologia – MV20203
Ementa: Apresentar conceitos e definições em Epidemiologia que auxiliem os alunos na leitura e redação científica com intuito de reforçar a interface proposta pela epidemiologia clínica entre pesquisa e ações profissionais no processo saúde-doença.
Crédito: 2

Disciplina: Metodologia da Investigação Científica – MV20201
Ementa: Abordar aspectos básicos do conhecimento cientifico e de processos metodológicos investigação através da descrição dos conteúdos específicos, subsídios teóricos e metodológicos para a orientação de investigações, elaboração de projeto de pesquisa e práticas de investigações científicas.
Créditos: 3

Disciplina: Políticas Públicas de Saúde – MV20204
Ementa: Visa apresentar as Políticas Públicas de Saúde nacionais, diretrizes e estatutos referentes aos principais problemas nacionais na área da saúde, em especial, de populações de mulheres, crianças e adolescentes. Ademais, objetiva discutir os dilemas, desafios e perspectivas futuras de tais políticas.
Créditos: 2

Disciplina: Políticas Públicas de Saúde II – MV20206
Ementa: Visa apresentar as Políticas Públicas de Saúde nacionais, diretrizes e estatutos referentes aos principais problemas nacionais na área da saúde, em especial, de populações de mulheres, crianças e adolescentes. Ademais, objetiva discutir os dilemas, desafios e perspectivas futuras de tais políticas.
Créditos: 2

Disciplina: Saúde no Ciclo Vital – MV20205
Ementa: Promover e estimular ações básicas de assistência à saúde, abordar o processo do crescimento e o desenvolvimento normal do indivíduo, avaliar desvios da normalidade, promoção, prevenção e correção destes desvios.
Créditos: 2

Disciplina: Seminário de Qualificação de Projetos – MV20207
Ementa: Orientação, apresentação, discussão e qualificação dos projetos de pesquisa.
Créditos: 2

Disciplinas Optativas

Disciplina: Avaliação Psicodiagnóstica e Psicometria – MV40201
Ementa: Instrumentalizar os alunos no que tange métodos de entrevista clínica, apresentar classificações diagnósticas em saúde mental, incentivar a construção e validação transcultural de escalas em saúde mental, bem como, a avaliação de escalas e inventários.
Créditos: 2

Disciplina: Prática em Bioestatística – MV40109
Ementa: Estudo de métodos estatísticos avançados: regressão de Poisson, análise de sobrevivência, análise fatorial.
Créditos: 2

Disciplina: Práticas Preventivas Materno Infantil – MV40203
Ementa: Estratégias de atuação prática que promovam a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil abordando ações preventivas das morbidades infantis mais frequentes.
Créditos: 2

Disciplina: Revisão Sistemática e Meta-Análise – MV20103
Ementa: Capacitar os alunos para realizar buscas de artigos científicos em bases de dados eletrônicas, bem como, facilitar a interpretação de revisões sistemáticas e metanálise, identificar vantagens e desvantagens da metanálise, síntese quantitativa e qualitativa de ensaios clínicos randomizados e instruções básicas sobre programas estatísticos Revman e Arcus.
Créditos: 2

Disciplina: Saúde da Família – MV40202
Ementa: Avaliação e acompanhamento das estratégias de reorientação do modelo assistencial, operacionalização da implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Foco em ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde comunitária.
Créditos: 2