Aula inaugural do MPSCV aborda a importância da empatia junto aos pacientes

Em seu décimo ano, o Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital da Universidade Católica de Pelotas (MPSCV/UCPel) realiza aula inaugural com a médica e professora Larissa Hallal Ribas. O encontro virtual, intitulado “Empatia e humanização na atenção à saúde”, está marcado para esta segunda-feira (15), às 10h, através do Google Meet.

Larissa possui um forte vínculo com a UCPel, uma vez que se formou em Medicina pela instituição e realizou residência em Pediatria no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), além de ser egressa do MPSCV. Atualmente, é docente da Católica de Pelotas, sendo lotada no Centro de Ciências da Saúde, e também está cursando Doutorado em Saúde e Comportamento, na UCPel.

 

Interação fundamental

O tema da aula inaugural foi pesquisado por Larissa durante sua trajetória no mestrado, a partir de fatores associados ao conhecimento sobre orientação sexual e tendo como público-alvo os estudantes de Medicina.  Estão entre os tópicos a serem abordados durante o encontro: o que é empatia, sua importância e principais formas de manifestá-la.

A convidada acredita que a empatia é a base das relações humanas, sendo essencial entre os profissionais da saúde e seus pacientes. “Colocar-se no lugar do outro, buscando compreender como a pessoa se sente, sem perder a sua própria perspectiva, é uma forma de acolher e validar o outro indivíduo”, avalia.  

 

Redação: Max Cirne

Powered by WPeMatico