Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os Programas de Pós-Graduação da UCPel contam com reconhecimento nacional, sendo avaliados com conceito 5 e 4 pela CAPES. Para o processo seletivo de 2024, todos os candidatos aprovados  serão contemplados com desconto de 60% nas mensalidades.

Disponibilizam vagas os programas de mestrado e doutorado em Política Social e Direitos Humanos (PPGSDH); Saúde e Comportamento (PPGSC); e mestrados em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) e em Saúde no Ciclo Vital (MSCV). 

De acordo com o coordenador de pesquisa e pós-graduação, professor Ricardo Pinheiro, a UCPel possui programas consolidados. A recomendação da comunidade científica se dá, por exemplo, na área da saúde, em que 60% dos docentes possuem bolsas de produtividade do CNPQ. “Isso atesta que além de reconhecidos pesquisadores, nosso quadro docente também é  qualificado para a formação de recursos humanos”, comenta. 

Ainda, são diferenciais a oferta de programas com foco voltado à formação acadêmica e também à profissional, com corpo docente de múltipla formação; o que propicia o desenvolvimento de pesquisa em diversas áreas de interesse. Conforme Pinheiro, os PPG’s contam ainda com estudos prospectivos desenvolvidos ao longo da linha do tempo, financiados por órgãos nacionais e internacionais. 

As inscrições acontecem de maneira virtual até o dia 14 de novembro, mediante taxa de R$100,00. Cada programa possui edital próprio que norteia as etapas do processo seletivo. Mais informações estão disponíveis no site da pós-graduação UCPel.   

Inscrições para Programas de Residência Médica 

Até o dia 23 de outubro, a Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) recebe inscrições para o Processo Seletivo Público de nove Programas de Residência Médica (PRM) para 2024. Os médicos interessados devem acessar o edital para realizar inscrição, disponível em pos.ucpel.edu.br/residencia-medica. A prova será realizada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). 

Disponibilizam vagas com acesso direto, os programas do HUSFP/UCPel de Clínica Médica, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Cirurgia Geral e Medicina Intensiva. Os programas com pré-requisito são Neonatologia, Nefrologia e Medicina Intensiva Pediátrica.

O Processo Seletivo será de etapa única, através de uma prova teórico-objetiva realizada no dia 19 de novembro.  Datas, horários e locais de realização das provas teórico-objetivas serão divulgados em 10 de novembro em amrigs.org.br, mesmo local em que está disponível o conteúdo programático.