O professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Fernando Barros, foi reconhecido pelo site Research.com como um dos 10 melhores pesquisadores de sua área. O docente já conta com 33,841 citações e 459 publicação segundo a plataforma, se tornando o 10º colocado no ranking nacional e 5862º no mundial de melhores pesquisadores de medicina.

Com publicações voltadas para as áreas de saúde materno-infantil, mortalidade perinatal e infantil e desigualdades sociais em saúde, Barros atualmente coordena o Mestrado Profissional em Saúde no Ciclo Vital da UCPel e é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC). Ele também colabora com o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel.

Conheça a jornada do professor:

Após cursar a graduação de Medicina, fez Residência em Pediatria no Hospital dos Servidores do Estado no Rio de Janeiro. Cursou mestrado em Saúde Materno-Infantil no Institute of Child Health, da Universidade de Londres, Reino Unido, e doutorado na London School of Hygiene and Tropical Medicine, da mesma Universidade. Em seu trabalho de doutorado, deu início em Pelotas à Coorte de Nascimentos de 1982, que contribuiu para projetar a ciência brasileira no cenário internacional. O estudo das Coortes de Pelotas ensejou a criação do Centro de Pesquisas da UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia. Seus estudos ajudaram a demonstrar o impacto do nascimento prematuro e de restrições do crescimento fetal durante a gestação sobre a mortalidade infantil, a saúde e o desenvolvimento da criança.

Redação: Letícia Vieira