Professor da UCPel participa de Congresso Mundial de Epidemiologia no Japão

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve representada no 21º Congresso Internacional de Epidemiologia – 21st World Congress of Epidemiology realizado entre os dias 19 e 22 de agosto na cidade de Saitama, no Japão. O professor de dois programas de pós-graduação stricto sensu da UCPel, Fernando Barros, participou de uma mesa-redonda juntamente com pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Na mesa, intitulada Time trends in perinatal and infant health based on four population based cohorts from Pelotas, Brazil, o docente e pesquisador da UCPel apresentou os resultados das condições de saúde das mães e seus recém-nascidos nas quatro coortes de nascimentos realizadas em Pelotas, nos anos de 1982, 1993, 2004 e 2015. Conforme Barros, em 1982, a prevalência de nascimentos pré-termo era de 6,3% e em 2015 aumentou para 16%. Por outro lado, os nascimentos por cesarianas, que representavam 27,7% dos partos em 1982, aumentaram para 65,1% em 2015.
Segundo o professor, uma parte do aumento dos nascimentos pré-termo pode ser atribuída ao aumento de interrupções da gravidez pelas cesarianas, mas a maior parte parece ocorrer devido ao início espontâneo de trabalho de parto prematuro. “O parto prematuro se dá, particularmente, em gestantes de pior situação socioeconômica e, muito provavelmente, é atribuído a uma acumulação de fatores de risco, como infecções, estresse e fumo”, comentou o docente.
Nesta edição, o Congresso teve como tema ‘Saúde Global, Regional, Local e Epidemiologia num Mundo em Mudança’ e deu prosseguimento a assuntos tratados no encontro realizado em 2014, no Alasca. O evento ainda promoveu o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento da epidemiologia em todos os campos, além de também contribuir para fortalecer a relação entre epidemiologistas em nível mundial.
Redação Rita Wicth – MTB 14101