Disciplinas

 Disciplinas Obrigatórias

Bioestatística I

Estudo de métodos estatísticos básicos para leitura crítica da leitura na área da saúde e para a análise de dados. Apresentação tabular e gráfica de dados, seleção e utilização de técnicas básicas de inferência estatística e interpretação de seus resultados.

Créditos: 02

 

Bioestatística II

Estudo de métodos estatísticos básicos para leitura crítica da leitura na área da saúde e para a análise de dados. Apresentação tabular e gráfica de dados, seleção e utilização de técnicas básicas de inferência estatística e interpretação de seus resultados.

Créditos: 02

 

Bioética em Pesquisa

A bioética nas últimas décadas, devido ao alarmante desenvolvimento biotecnológico, tem surgido como uma ciência de elevada expressão no cenário mundial. Questões conflituosas geradas no âmago dos diversos segmentos científicos e contradições estruturais nas áreas social, econômica, política e cultural encontram hoje na bioética o suporte moral necessário para guiar decisões conscientes em direção ao respeito pela vida humana em seu sentido mais amplo.

Créditos: 02 

 

Didática

A pós-graduação stricto senso e a formação docente. A Universidade no Brasil. Sistema nacional de educação superior. Regulação da educação superior. Docência na educação superior. Projeto pedagógico. Planejamento educacional.

Créditos: 02

 

Fundamentos em Saúde

Aspectos biológicos nos processos de saúde e doença. Aspectos clínicos na área da Saúde considerando a multidisciplinariedade: Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Nutrição, Educação Física, Biotecnologia, Biologia, dentre outras.

Créditos: 02

 

Métodos Quantitativos de Pesquisa

Esta disciplina tem por objetivos: explicar os princípios de causalidade das doenças; encorajar a aplicação da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde; introduzir o aluno na natureza e aplicação do método epidemiológico; instrumentalizar o aluno em relação a força e as limitações dos princípios delineamentos epidemiológicos.

Créditos: 02 

 

Oficina de Redação

O propósito central da disciplina é o de proporcionar ao aluno uma reflexão sobre os variados aspectos (técnicos, literários, gramaticais, artísticos) da comunicação mediante a palavra escrita; Outro propósito específico é o de estimular o aluno a refletir sobre as questões que envolvem o ensino e a prática docente, considerando o contexto educacional e numa abordagem sociológica, histórica e crítica; Treinamento prático mediante a confecção, apresentação e discussão crítica em aula, de escritos técnicos (projetos de pesquisa, artigos científicos) e não técnicos (ensaios, reflexões pessoais).

Créditos: 02

 

Prática de Pesquisa

Planejamento e redação de projeto de pesquisa. Construção e adaptação de instrumentos de avaliação, com ênfase em requisitos psicométricos essenciais.Estudo dos métodos específicos de coleta e interpretação de dados de acordo com projetos vigentes no período.

Créditos: 02 

 

Práticas em Bioestatística

Estudo de métodos estatísticos avançados: regressão de Poisson, análise de sobrevivência, análise fatorial.

Créditos: 02

 

Revisão Sistemática e Metanálise

Esta disciplina tem por objetivo: Discutir os problemas das revisões tradicionais; Introduzir o conceito e princípios gerais de Medicina Baseada em

Evidências; Instrumentalizar os alunos na condução de revisões sistemáticas; Exercitar a leitura e avaliação crítica de artigos científicos; Introduzir o conceito de Metanálise; Discutir vantagens e desvantagens da Metanálise; e instrumentalizar os alunos na síntese quantitativa (metanálise) e qualitativa de ensaios clínicos randomizados.

Créditos: 02

 

Seminários de Discussão de Projeto I e II

Tem por objetivo avaliar criticamente trabalhos de pesquisa na área da saúde. Os seminários de discussão de projetos do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento são realizados semanalmente, alternando as apresentações de trabalhos de pesquisa realizados por membros do programa ou convidados e a discussão dos projetos de pesquisa dos alunos do mestrado e doutorado.

Créditos: 01 (cada)

 

Seminário Avançado I (Doutorado)

Professora: Karen Jansen

Créditos: 01

 

Seminário Avançado II (Doutorado)

Professora: Karen Jansen

Créditos: 01

 

Tópicos em Epidemiologia (Doutorado)

Esta disciplina tem por objetivos:
Encorajar a aplicação da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde;
Introduzir o aluno na natureza e aplicação do método epidemiológico;
Apresentar diversos tópicos relevantes e atuais na pesquisa quantitativa;
Desenvolver a leitura crítica de artigos científicos.

Créditos: 02

 

 

Disciplinas Eletivas

Avaliação Nutricional e Composição Corporal

Estudo de novas metodologias para avaliação de composição corporal, bioimpedância elétrica, e estado nutricional, bem como as conseqüências da desnutrição em pacientes clínicos e cirúrgicos.

Créditos: 02

 

Genética do Comportamento (Doutorado)

Estudo com bases celulares da hereditariedade. Conceitos básicos de DNA, gene, genótipo, fenótipo. As leis de Mendel. Herança poligênica do comportamento. Métodos de investigação como estudos de expressão gênica e análise de polimorfismo e suas aplicações. Genes versus ambiente. Questões atuais no campo de genética humana e a discussão dos aspectos éticos.

Créditos: 02

 

Instrumentos em Saúde Mental (Doutorado)

Fundamentos de Mensuração em Saúde Mental. Instrumentos de Avaliação de Comportamentos Associados à Saúde Mental. Entrevistas Diagnósticas e Instrumentos de Triagem. Instrumentos para avaliação de diferentes transtornos mentais. Instrumentos de Avaliação de Uso na Infância e Adolescência. Instrumento de Avaliação de uso em Idosos.

Créditos: 02

 

Métodos de Avaliação da Efetividade das Psicoterapias (Doutorado)

Estudo da teoria, a aplicação e a interpretação dos instrumentos para avaliação dos quadros e da efetividade das intervenções psicoterápicas e psicossociais em alterações do humor.

Créditos: 02 

 

Métodos Qualitativos de Pesquisa (Doutorado)

O objetivo principal da disciplina é instrumentar os alunos a reconhecerem a importância do método qualitativo em pesquisa na área das ciências da saúde, sociais e humanas.
O conteúdo da disciplina abrange a identificação de problemas, aplicações (planejamento) e usos (execução) de diferentes métodos com abordagem qualitativa presentes no campo científico.

Créditos: 02

 

Neuroinflamação (Doutorado)

Um dos mais importantes avanços na investigação em neurociências foi a compreensão de que existe uma estreita comunicação entre o sistema imunológico periférico e o sistema nervoso central. Embora a resposta inflamatória tenha um papel vital para a prevenção do dano, a cronicidade pode ser responsável por várias doenças neurológicas e sua progressão. Desta forma, o objetivo desta disciplina é introduzir a fisiologia do sistema imune, interações entre os sistemas imune e nervoso central, bem como focar nos processos de diagnóstico da neuroinflamação à interação com o sistema imune inato e adquirido.

Créditos: 02

 

Neuroquímica

Estudo dos conceitos e elementos envolvidos na estrutura e funcionamento bioquímico do sistema nervoso. Tem por objetivo discutir os elementos e processos neuroquímicos em situações fisiológicas e patológicas, particularmente aspectos da comunicação celular.

Créditos: 02 

 

Neuropsicobiologia

Estudo da ontogenia e vulnerabilidade do Sistema Nervoso Central durante as fases do desenvolvimento correlacionando aos aspectos comportamentais e biológicos.

Créditos: 02

 

Políticas Públicas de Saúde I e II (Doutorado)

Visa apresentar as Políticas Publicas de Saúde nacionais, diretrizes e estatutos referentes aos principais problemas nacionais na área da saúde, em especial, de populações de mulheres, crianças e adolescentes. Ademais, objetiva discutir os dilemas, desafios e perspectivas futuras de tais.

Créditos: 02 (cada)

 

Práticas preventivas em Saúde Materno-Infantil

Estratégias de atuação prática que promovam a qualidade de vida e o desenvolvimento infantil abordando ações preventivas das morbidades infantis e maternas mais frequentes.

Professora: Elaine Pinto Albernaz

Créditos : 02

 

Saúde da Família

Avaliação e acompanhamento das estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalização da implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.Foco em ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde comunitária.

Professores: Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros e Fábio Monteiro da Cunha Coelho

Créditos: 02

 

Saúde no Ciclo Vital

Promover e estimular ações básicas de assistência à saúde, abordar o processo do crescimento e o desenvolvimento normal do indivíduo, avaliar desvios da normalidade, promoção, prevenção e correção destes desvios.

Créditos: 02

 

Técnicas Laboratoriais avançadas em Pesquisa

A disciplina tem por objetivo demonstrar aspectos técnicos de cada uma das tecnologias abordadas, bem como suas aplicações em pesquisa e diagnóstico, depois da aula teórica, na aula seguinte será visitado laboratório, com demonstração prática e participação dos alunos na utilização da técnica em questão: Cromatografia; Westem-Blotting; PCR; Sequeancimento Gênico; Cultura de Células; Imunohistoquímica; Microscopia Eletrônica de Varredura; e Microscopia Eletrônica de Transmissão.

Professores:  Gabriele Cordenonzi Ghisleni, Fernanda Nedel, Adriano Martimbianco de Assis, Jean Pierre Oses, Hiram Larangeira de Almeida Júnior.

Créditos: 02

 

Tópicos em Epidemiologia

Esta disciplina tem por objetivos:
Encorajar a aplicação da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde;
Introduzir o aluno na natureza e aplicação do método epidemiológico;
Apresentar diversos tópicos relevantes e atuais na pesquisa quantitativa;
Desenvolver a leitura crítica de artigos científicos.

Professor(es): Elaine Pinto Albernaz

Créditos: 02