Professor do PPGSC/ UCPel participa de congresso

O professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/ UCPel), Fernando Barros, apresentará resultados de estudos em dois congressos brasileiros. O X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, ocorrerá em Florianópolis, entre os dias 7 e 11 de outubro. O 38° Congresso Brasileiro de Pediatria será realizado em Fortaleza, entre os dias 10 e 14 de outubro.
De acordo com Barros, no congresso sobre Epidemiologia, ele irá apresentar dados dos quatro estudos de coortes de nascimento realizados em Pelotas, nos anos de 1982, 1993, 2004 e 2015. O pesquisador adianta que irá discutir o aumento marcado nas taxas de cesarianas que ocorreram nas últimas três décadas e o possível efeito desta mudança sobre o peso ao nascer e a idade gestacional dos recém-nascidos pelotenses.
Em Fortaleza, a discussão será sobre as formas de monitorar o crescimento de recém-nascidos a termo e pré-termo, dando ênfase para os padrões de crescimento produzidos pelo ‘Projeto Intergrowth 21st ’ que foi realizado em oito diferentes áreas do mundo, uma delas em Pelotas. “Estes padrões de crescimento já foram adotados em diversos países, e as curvas de crescimento de recém-nascidos pré-termo acabam de ser incorporadas na Caderneta da Criança, documento distribuído a cada uma das três milhões de crianças que nascem anualmente no Brasil”, destaca.
O docente explica que estes eventos congregam todos os profissionais da área e proporcionam inúmeros aprendizados. “Por ser pediatra e epidemiologista, é uma honra ser convidado para participar de ambos”, finaliza.

foto da notícia

Powered by WPeMatico