UCPel realiza VI Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (SEPOME)

A partir desta terça-feira (28) vários representantes políticos e acadêmicos do Mercado Comum do Sul (Mercosul) estarão reunidos na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para discutir políticas públicas e políticas sociais em tempos de crise globalizada. O encontro será realizado durante o VI Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (SEPOME). As atividades prosseguem até sexta-feira (1), no auditório Dom Antônio Zattera.
Em cada mesa-redonda do evento, o propósito será discutir uma política social a partir da perspectiva da atual crise. Questões do direito à cidade, da política de assistência e da política intercultural serão alguns dos temas debatidos. O propósito é explanar os diferentes recortes das políticas sociais, tendo em vista a atual conjuntura social, econômica e política.
De acordo com a docente e coordenadora do SEPOME, Aline Mendonça, os diversos temas tratados estão alinhados aos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS). “O SEPOME é um evento de socialização da produção do PPGPS, então este ano queremos um seminário que responda aos interesses de todos os grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação”, comenta.
A programação do evento conta com diversos destaques, dentre eles palestrantes internacionais. Na oportunidade, os participantes poderão contar com as falas dos professores portugueses Paulo Peixoto, referência significativa no universo do direito a cidades, e Pedro Espanha – cujo trabalho é modelo mundial na questão das outras economias. O seminário ainda recebe convidados os professores argentinos Álvaro Guaymás e José Luis Coraggio. “Tem um conjunto significativo de painelistas estrangeiros que estarão aqui contribuindo para o debate e prestigiando o nosso evento”, explica a coordenadora do SEPOME.
Pelo fato de se tratar também de um evento político, diversos nomes da política brasileira estarão presentes na atividade. O ex-governador e ex-ministro das cidades, Olívio Dutra, e o cientista social e assessor do deputado estadual (RJ) Marcelo Freixo, Henrique dos Santos Vieira Lima, participam da mesa-redonda Modos de existir e práticas de resistência: reinventando o direito à cidade.
Além dos grupos de trabalhos e das mesas-redondas, o SEPOME oferecerá três minicursos. As atividades trabalham os temas sobre Efetivação do princípio da igualdade sob a perspectiva da categoria analítica raça, Capitalismo Global e Necropoder: alternativas pós/descoloniais de pensamento e ação e O Direito à Cidade e os limites da legalidade no reconhecimento dos territórios urbanos. “Os minicursos irão trazer elementos de reflexão inovadores para este contexto”, aponta a coordenadora.
Segundo a coordenadora, um evento que faça repensar as políticas públicas e sociais é de extrema importância para entender a atual conjuntura. “No momento estamos enfrentando medidas de austeridade. Se tínhamos um estado brasileiro que prezava por diversas políticas sociais, hoje o espaço para elas está praticamente escasso”, complementa.
O SEPOME está na sua sexta edição e é causador de um impacto significativo neste universo de produção do conhecimento dos países do Mercosul. A proposta do evento é trazer uma base de reflexão comum a todos estes países, que é a crise social, política e econômica. “É uma experiência para repensarmos as políticas sociais, tendo em vista este contexto e este processo”, finaliza.
As inscrições para as atividades do SEPOME podem ser feitas no site http://sepome.ucpel.edu.br , onde também está disponível a programação completa do evento.
Redação: Rafaela Rosa

foto da notícia