Estudo dos grupos GESP e GITEP da UCPel fundamentam audiência em Brasília

Em audiência no Ministério da Justiça, a comitiva da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul) utilizou pesquisas da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para buscar soluções sobre a questão de segurança pública na região. Os dados foram obtidos devido à parceria entre a Associação, o Grupo de Estudos em Segurança Pública (GESP) e o Grupo Interdisciplinar de Trabalho em Estudos Criminais e Penitenciário (GITEP), ambos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH/ UCPel).

A reunião foi a oportunidade para apresentação de demandas da segurança pública dos 23 municípios que integram a Azonasul. Dados sobre abigeato, assalto a banco, homicídios e tráfico de entorpecentes, por exemplo, foram analisados no encontro. Os professores da UCPel Luiz Antônio Chies e Samuel Rivero foram responsáveis pela produção do material.

A partir da investigação feita pelos grupos, algumas demandas foram apontadas como essenciais para o poder público. Foram requeridos, especialmente, mais investimento para o cercamento eletrônico, qualificação das polícias federal e rodoviária federal da região.

Na avaliação do professor Samuel, a audiência ressalta a importância das pesquisas realizadas no âmbito da segurança pública. Igualmente, exalta a forma como as pesquisas de ponta, baseadas em evidências científicas têm contribuído para a construção de políticas públicas de segurança melhor direcionadas e com maior qualidade.

 

Redação: Lia Xavier