Integrantes do NEL/UCPel têm artigo publicado na Le Monde Diplomatique Brasil

O professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) e coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL), César Augusto Costa, aprovou publicação na revista Le Monde Diplomatique Brasil, edição de julho. O texto também tem a coautoria da acadêmica do curso de Serviço Social e bolsista do NEL, Elora Oliveira.

Com título “Conflitos socioambientais e mineração no Brasil”, o artigo aborda como a questão ambiental é encarada no contexto brasileiro. Especialmente a partir de enfrentamentos e posicionamentos do Estado às constantes instalações dos projetos de mineração e seus impactos para as populações.

Conforme afirma César, o que motivou a publicação foi o interesse na investigação dos pesquisadores na questão ambiental, já trabalhada dentro do NEL. De acordo com o artigo, a mineração e os conflitos ambientais são processos que afetam de modo desigual e injusto diferentes grupos sociais em regiões geográficas periféricas (populações tradicionais, pequenas cidades, pescadores artesanais, ribeirinhos e demais comunidades tradicionais) pela função sociometabólica do capitalismo.

Essa é a primeira vez que os autores têm um trabalho incorporado ao periódico. O Le Monde Diplomatique Brasil foi criado em 1999 e é a versão nacional da conceituada revista francesa de mesmo nome. E, para César, conquistar participação nessa revista foi significativo. “Publicar neste espaço foi  uma oportunidade ímpar para socializar o conhecimento produzido pelos autores”, afirma.

É possível ler o texto no site do periódico.

 

Redação: Lia Xavier