Evento do PPGPSDH/UCPel analisa integração de políticas públicas e sociedade civil

O Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) realiza na segunda-feira (29) o evento “Políticas Públicas em Pelotas e Direitos Sociais: principais demandas e desafios”. A atividade acontecerá às 13h30 no Auditório Dom Antônio Zattera. 
De acordo com a professora da UCPel, Vini Rabassa da Silva, o evento propõe analisar e debater sobre a efetividade das políticas públicas sociais em Pelotas e a integração dos poderes públicos com a representação da sociedade civil. “A intenção é fortalecer os mecanismos de representatividade, tendo em vista a participação da comunidade nesse processo de integração”, ressalta.
Para promover o diálogo entre as forças que atuam na efetividade dos direitos sociais, o evento contará com a participação direta de expositores do poder executivo, legislativo, judiciário e representantes da sociedade civil. Contará ainda com a exemplificação da atuação de quatro Conselhos Municipais em ações pontuais.
Conforme Vini, a ocasião irá favorecer a efetivação da Agenda de Políticas Públicas 2018-2020 do II Colóquio de Políticas Sociais: práticas, saberes e resistências. “A UCPel enquanto instituição comunitária cumpre sua missão com o bem comum ao promover eventos que prezam pelo desenvolvimento da comunidade”, afirma.
O evento é promovido e coordenado pelo Grupo de Pesquisa em Política Social Cidadania e Serviço Social e pelo Grupo de Pesquisa sobre Programas de Transferência de Renda, Gênero e Pobreza do PPGPSDH. O curso de Serviço Social da UCPel e o Fórum dos Conselhos também integram a organização.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no local do evento. Os participantes interessados em certificação online equivalente a 4h deverão solicitar no ato da inscrição com o custo de R$ 5.
Programação
13h30 – Inscrições – Grupos de Pesquisa
14h – Abertura – Cerimonial da UCPEL
14h15 – Apresentação artístico-cultural
14h30 – Painel: A efetivação das principais demandas sociais em Pelotas – avanços edesafios da integração dos poderes públicos com a sociedade civil.
Painelistas:
– Conselhos Municipais (20 Minutos para cada);
– Prefeita Municipal: Srª Paula Mascarenhas (ou representante);
– Promotora Pública: Dra. Michele Wouters (ou representante);
– Presidente da Câmara de Vereadores: Sr. Fabricio Tavares (ou representante);
– Coordenadora do Fórum dos C.M. de Pelotas: Srª Sandra Ávila (ou representante).
Mediação: Diná Lessa Bandeira (ou representante).
15h30 – Debate com a plenária
16h – Intervalo – Coffe break
16h15 – A importância da participação dos Conselhos Municipais para a eficiência daspolíticas sociais – apresentação de práticas – CONDER; CONDICA; CME e CMS
17h15 – Debate com a Plenária
Mediação: Profa. Vini Rabassa da Silva – UCPel
17h30 – Encaminhamentos e conclusões – Profa. Mara Rosange Medeiros
18h00– Encerramento
Redação: Victoria Priotto

foto da notícia