Projeto de acolhimento de imigrantes e refugiados da UCPel terá primeiro encontro em março

O Laboratório de Estudos Psicossociais Cidades Seguras e Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (LEPS/PPGPSDH) e o Grupo de Pesquisa em Políticas Migratórias e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (GEMIGRA/UCPel) darão início ao projeto conjunto Clínica da Interculturalidade. A primeira reunião com os estudantes selecionados via edital será aberta a interessados e ocorrerá em 14 de março, às 9h, no Prédio Santa Margarida.
De acordo com a coordenadora do LEPS, professora Márcia Esteves de Calazans, o projeto tem como funções principais o suporte psicológico, cultural e a garantia de direitos à restauração de aspectos da identidade de imigrantes. “O projeto promoverá espaço de transição entre dois mundos que se aproxime da representação cultural das pessoas ali atendidas”, explica.
O modelo utilizado para as abordagens se baseia em um dispositivo clínico adotado pela rede de saúde pública de Québec, no Canadá. A parceria entre o LEPS e o GEMIGRA busca qualificar os atendimentos e alcançar resultados positivos na ampliação e reconhecimento da Clínica na comunidade. “Também contribuirá à sensibilização sistemática de alguns serviços e ao espaço político ocupado em sua articulação com outras instituições, colaborando para estratégias de acolhimento e integração de imigrantes e refugiados na região sul, sobretudo em Pelotas”, acrescenta a professora.
Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia