PPGPSDH/UCPel integra rede de estudos sobre questão penitenciária em países do Conesul

A questão penitenciária do Brasil, Uruguai e Argentina virou objeto de estudo do grupo Red Cono Sur de Investigación em Cuestión Penitenciaria (RCSICP). As Universidades Católica de Pelotas (UCPel), Federal de Pelotas (UFPel), Universidad de La República e Universidad de Buenos Aires reúnem-se desde 2015 e buscam agora a assinatura de um termo de reconhecimento visando a internacionalização. 
 
A cada encontro da Rede, o último ocorreu em Pelotas entre os dias 4 e 6 outubro, uma visita técnica a um estabelecimento prisional é realizada. “Através de visitas a esses espaços, queremos conhecer nossas similitudes, diferenças e dilemas enfrentados por cada lado”, explica o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH), Luiz Antônio Chies.     
Os pesquisadores dos países vizinhos aproveitaram a vinda ao município para conhecer o Presídio Regional de Pelotas, conversaram com a administradora Fabiane de Oliveira e puderam acompanhar a rotina do local. “Eles conseguiram ver um presídio com características do sistema prisional brasileiro. As visitas técnicas são importantes porque o sistema de todos os países tem complexidades, não dá para dizer que este é melhor que aquele”, pontua o docente da UCPel.
No momento, os pesquisadores analisam as características do sistema prisional de seu país, compartilham esses dados e promovem diálogos sobre os resultados. A próxima etapa, de acordo com Chies, será realizar pesquisas espelhadas, usando o mesmo problema e metodologia para os três países. “Nosso primeiro objetivo foi desenvolver um olhar comparativo entre os sistemas prisionais dos três países”, diz.     
O trabalho em conjunto rendeu a publicação em duas revistas do artigo “Punição e Controle Social: degradações carcerárias em América Latina e Europa”. Uma nova pesquisa vem sendo desenvolvida; conjuntamente permanece o intercâmbio entre os pesquisadores e a participação em eventos da área.
Integram o grupo os docentes Ana Vigna Bejérez (Universidad de La República), Bruno Rotta Almeida (UFPel) Leonardo Pitlevnik (Universidad de Buenos Aires), Luiz Antônio Bogo Chies (UCPel), Nicolás Trajtenberg (Universidad de La República) e Ramiro Gual (Universidad de Buenos Aires).
Internacionalização
 
A assinatura de um convênio entre as universidades será mais um passo rumo a internacionalização do PPG em Políticas Sociais e Direitos Humanos da UCPel. Através do acordo, será possível promover visitas de pesquisadores e docentes, intercâmbios entre graduandos e pós-graduandos, mestrados e doutorados-sanduíche, desenvolver novos projetos de pesquisa, realizar eventos científicos e publicações conjuntas. 
Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

foto da notícia