II Colóquio de Políticas Sociais do PPGPSDH/UCPel entrega agenda de políticas a entidades

A coordenação do II Colóquio de Políticas Sociais, realizado em setembro de 2018 na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), entregou agenda de políticas públicas 2018-2020 às entidades promotoras do evento. Desenvolvida como elo para a terceira edição do Colóquio, a proposta possui finalidade política, na qual os participantes assumiram compromisso moral em defender e trabalhar pela efetivação.
De acordo com uma das responsáveis pelo evento, a professora do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH) da UCPel, Vini Rabassa da Silva, apesar do grande elenco de atividades, a agenda gira em torno de alguns pontos principais. Um deles é o fortalecimento dos mecanismos de participação da sociedade civil nas políticas públicas, ou seja, dos conselhos municipais.
Outra perspectiva proposta é uma articulação das diferentes políticas a fim de intervenção abrangente. “Para dar garantia aos direitos, é importante que as políticas interajam e se fortaleçam”, pontua. Além disso, o grupo se propôs a criar um observatório de políticas públicas, com intuito de dar visibilidade às políticas sociais incrementadas e incentivar a participação da população na sugestão de estratégias de superação dos problemas apontados.
Ainda integra o documento a garantia da efetivação do exercício da democracia, com valorização de movimentos sociais; construção de fóruns locais de luta e resistência; desenvolvimento de estratégias de luta e resistência pela retomada e ampliação do investimento público em políticas sociais; luta pela valorização dos trabalhadores e desburocratização dos sistemas de dados dos usuários da saúde; defesa de uma educação socialmente referenciada, produtora de pensamento crítico e incentivo à reativação do Conselho Municipal de Habitação.
A agenda de políticas públicas foi encaminhada para o Fórum dos Conselhos Municipais de Pelotas, Cáritas Arquidiocesana de Pelotas, Capelania da UCPel, curso de graduação em Serviço Social e Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel. O Colóquio é organizado por dois grupos de pesquisa do PPGPSDH, coordenados pelas professoras Vini Rabassa da Silva e Mara Rosange Acosta de Medeiros.
II Colóquio de Políticas Sociais – Práticas, Saberes e Estratégias Emancipatórias
Realizado em setembro de 2018, o evento deu continuidade a proposta da primeira edição, ocorrida em 2016, de reunir os principais atores das políticas sociais – gestores, profissionais e usuários. O objetivo foi de propiciar espaço de debate sobre propostas e execução de políticas sociais. Segundo a professora, o Colóquio é um momento de troca de experiências e análises a fim de aperfeiçoar essas políticas.
A segunda edição do evento foi construída de forma participativa, através de mini colóquios realizados nos municípios vizinhos de Pelotas. Como inovação fruto do modelo de organização, o grupo decidiu propor a agenda de políticas públicas. “Se percebeu que dessa forma conseguiríamos manter um elo entre os eventos e fazer com que seja um momento de culminância de todo trabalho desenvolvido”, conclui.
Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia