Professor e acadêmicas da UCPel publicam artigo em revista espanhola

O professor do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), César Augusto Costa, e as acadêmicas do curso de Serviço Social, Elora Oliveira, e do curso de Direito, Carolina Hackbart Batista e Helena Ferrari Hoewell, tiveram artigo aceito na revista Contribuciones a las Ciencias Sociales. O periódico é vinculado a Universidade de Málaga, na Espanha.

O texto Das lutas sociais, movimentos e suas resistências: relato de experiência é resultado dos trabalhos apresentados no Salão Universitário da UCPel, entre 2016 e 2018. Publicado na edição de julho da revista espanhola, o artigo reúne pesquisas e discussões promovidas no Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL) do PPGPSDH, coordenado por Costa.

Segundo ele, as pesquisas desenvolvidas no grupo expõem relevante coletânea de temáticas relacionadas à problematização e reflexão sobre as lutas e movimentos sociais latino-americanos e suas múltiplas interfaces (justiça ambiental, questão urbana, feminismo, mineração e tendências do campo ambiental). Com isso, de acordo com o docente, os bolsistas e pesquisadores do NEL têm a oportunidade de ampliar, a partir do referencial crítico, as possibilidades de estudo, contribuindo no questionamento das relações sociais estabelecidas no marco capitalista.

Redação: Manuelle Motta