Professor da UCPel tem trabalho publicado em revista da PUC/SP

O docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) e coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL), César Augusto Costa, teve artigo publicado na revista E-Curriculum. Vinculado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), o periódico é um dos mais prestigiados e bem avaliados na área de ciências humanas do país.

Intitulado “A Questão Ambiental a partir dos “sem direitos”: uma leitura em Enrique Dussel” foi escrito juntamente com o professor Carlos Frederico Loureiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O artigo busca compreender a proposta política do filósofo argentino a respeito da realidade das lutas ambientais no processo de expropriação social da América Latina.

O texto faz uma análise do tema em três situações. Num primeiro momento aborda o sistema-mundo moderno-colonial, seguido pelas questões ambientais e lutas sociais. A terceira e última etapa trata sobre como a questão ambiental é inserida no debate político e ampliada das lutas sociais à luz da filosofia de Dussel.

De acordo com o professor da UCPel, a centralidade do texto consiste em, a partir da vertente crítica de Dussel sobre a questão ambiental, compreender os processos de exclusão em relação às lutas sociais e resistência daqueles que são denominados “sem direitos”, ou seja, trabalhadores, camponeses, povos originários que, ao defenderem seu território, produzem conhecimentos partindo de outras visões teóricas, epistêmicas e políticas.

Com os dados da pesquisa, a conclusão dos professores César e Carlos sinaliza que “é necessário, por um lado, integrar uma pedagogia libertadora às lutas mais amplas pela libertação da sociedade como um todo, e por outro, ao colocar-se a serviço das  transformações estruturais do capitalismo”.

Redação: Lia Xavier

foto da notícia