GITEP/UCPel recebe ex-diretor do Depen para bate-papo

Neste sábado (20), o Grupo Interdisciplinar de Estudos Criminais-Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel) recebe o ex-diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato de Vitto. A reunião de trabalho será voltada aos pesquisadores do grupo e ocorrerá às 10h30 na Universidade.

Com agenda em Pelotas, na UCPel Renato participará de um bate-papo sobre os desafios das políticas em serviços penais no contexto contemporâneo da questão penitenciária no Brasil. De acordo com o coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Chies, para o grupo é significativo receber o defensor público que trabalhou com a gestão penitenciária em nível nacional.

Ainda conforme o coordenador do Gitep existe interesse por parte do ex-diretor-geral do Depen em travar uma interlocução com o GITEP. O grupo da UCPel através de suas pesquisas sobre o sistema penitenciário vem conquistando relevância nessa área.

Primeiro encontro

Em setembro do ano passado, Renato de Vitto em parceria com a escritora Valdirene Daufemback lançou o livro “Para além da prisão: Reflexões e Propostas para uma Nova Política Penal no Brasil”, que obteve o apoio do Laboratório de Gestão de Políticas Penais da Universidade de Brasília (LabGEPEN). No ato do lançamento, Chies esteve presente representando o GITEP na mesa de debate que tratou da inserção da relação sociedade e questões penitenciárias.

Redação: Kerolin Lulhier