Pesquisador do PPGPSDH/UCPel recebe convite para missão na Argentina

O pesquisador e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Tiago Lemões, recebeu convite para realizar missão de curta duração na Universidad Nacional de Salta, na Argentina. A atividade compreende a participação em rodas de conversa e projetos de pesquisa, além de sinalizar interesse em firmar convênio para intercâmbio de acadêmicos das duas instituições.
Apesar de ainda não haver previsão para a realização da missão, segundo Lemões, o convite fortalece o processo de internacionalização do PPGPSDH e da UCPel como um todo. A proposta se deu através de contatos com pesquisadores argentinos firmados no VI Seminário de Políticas Sociais no Mercosul (SEPOME), em 2017. “Eles trabalham com teorias que dialogam com o que eu a professora Aline Mendonça fazemos aqui na Católica”, explica.
Desde 2017, Aline e Lemões integram o comitê editorial da revista Tramas, periódico argentino de circulação internacional que debate questões de educação, políticas públicas e ciências sociais. “Então a ideia da missão é que eu me inclua em projetos e que haja uma colaboração institucional”, completa o pesquisador. 
Ainda, a proposta dialoga com o objetivo do grupo de pesquisa Emancipação do PPGPSDH, de produzir pesquisa além dos muros da Universidade.
O estabelecimento desse primeiro vínculo com a Universidade de Salta, para o pós-doutorando, representa um enriquecimento teórico e empírico das pesquisas, além de ampliar o debate com a sociedade. Outro ponto destacado é a futura possibilidade de intercâmbio entre estudantes e, por fim, a internacionalização do programa. “O processo será construído ao longo de algum tempo, mas é um primeiro passo que tem potencial de abrir muitas portas”, acredita.
Lemões é estudante de pós-doutorado na UCPel e desenvolve pesquisas com população em situação de rua, através da análise de cartilhas de direitos humanos produzidas por agentes que atuam na área. Em 2016, o estudo recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, concedido pela Associação Brasileira de Antropologia.
Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia