Pesquisador do PPGPSDH/UCPel publica artigo em periódico da USP

O docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), César Augusto Costa, publicará artigo na revista Pesquisa em Educação Ambiental. Intitulado “Interdisciplinaridade, materialismo histórico-dialético e paradigma complexidade: articulações em torno da Pesquisa em educação ambiental crítica”, o texto integrará a edição de julho de 2019 do periódico do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (PPGFCH/USP).
De acordo com o pesquisador, o estudo utilizado para o artigo parte de um extrato de sua tese de doutorado, defendida em 2015. No texto, a interdisciplinaridade é entendida como pressuposto da pesquisa em Educação Ambiental através de perspectiva crítica. “Não pode ser vista no sentido formal ou deslocada de metodologias que busquem apreender o movimento histórico e as múltiplas determinações que constituem a realidade social”, explica.
O artigo foi desenvolvido em parceria com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Frederico Loureiro. César Augusto coordena o Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL) do PPGPSDH e se dedica a pesquisar a temática ambiental e suas articulações com o pensamento social latino-americano. A revista Pesquisa em Educação Ambiental da USP é referência na área no Brasil.

foto da notícia