Docente do PPGPSDH/UCPel lança livro em homenagem a Paul Singer

Em homenagem ao legado do intelectual Paul Singer, a docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), Aline Mendonça, publica o livro ‘Paul Singer – Democracia, Economia e Autogestão’. Organizada em parceria com o professor Claudio Nascimento, a obra será lançada, oficialmente, na quinta-feira (06), às 21h30, no Auditório Milton Santos da Universidade de São Paulo (USP).
O livro aborda vida e obra de Paul Singer, intelectual austríaco radicado no Brasil referência nas discussões sobre economia e democracia no país. Intitulada ‘Paul Singer uma vida por outra economia’, a primeira parte da publicação conta a história do pensador e foi resultado de um trabalho da docente da UCPel desenvolvido junto ao projeto Alice, coordenado por Boaventura de Sousa Santos.
Na segunda parte do livro, Nascimento discute a obra de Paul Singer que reflete debates de desenvolvimento econômico, movimento social, democracia e perspectiva da utopia militante. “Singer construiu uma linda história de luta pela democracia, pelas lutas sociais e por uma outra economia. O sentido de dar continuidade a sua obra nos levou a organizar este livro”, comenta Aline.
A cerimônia de lançamento oficial na USP será realizada em conjunto com a comemoração de 20 anos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – a qual foi liderada por Paul Singer. No Rio Grande do Sul, a obra será apresentada em duas ocasiões: na terça (04), às 17h, durante a 20ª Feira Estadual de Economia Popular e Solidária do RS; e no Grande Encontro do Movimento da Economia Solidária e seus Simpatizantes, na quarta-feira (05), às 18h.
Na visão de Aline, a história de Paul Singer se confunde com a história da luta pela democracia no Brasil. O professor e ativista político foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e responsável por iniciar no país as discussões sobre economia solidária. Publicado pela editora Lutas Anticapital, a obra é o primeiro trabalho do projeto Biblioteca Paul Singer, coordenado pela docente da UCPel. Em Pelotas, a publicação deve ser apresentada no primeiro semestre de 2019.
Redação: Piero Vicenzi

foto da notícia