Sobre

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas – PPG em Letras da UCPel, com área de concentração em Linguística Aplicada, integra os níveis de Mestrado e Doutorado.

Tem, como meta, a formação de profissionais qualificados – Mestres e Doutores -, na área de Linguística Aplicada.

 

Breve Histórico

O nível de Mestrado do PPG em Letras da UCPel teve o início do funcionamento em 1994, tendo sido o primeiro Mestrado em Letras da região sul do Rio Grande do Sul e um dos primeiros do interior do Estado. Foi aprovado pelo Conselho Universitário da UCPel em sua centésima quadragésima oitava reunião ordinária, realizada no dia 20 de outubro de 1993, e foi reconhecido pela CAPES na reunião do CTC realizada em 22/09/2000, tendo sido tal ato publicado no D.O.U. em 06/04/2001.

Tendo em vista a consolidação desse nível de estudos, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, em 2005, propôs à CAPES a implantação do nível de Doutorado, aprovado pelo Conselho Universitário da UCPel em sua ducentésima quadragésima sexta reunião ordinária, realizada no dia 20 de abril de 2005. O Curso de Doutorado do PPG em Letras da UCPel foi reconhecido pela CAPES na reunião do CTC realizada no período de 13 a 15 de setembro de 2005, tendo sido registrado tal reconhecimento no D.O.U. de 29/12/2005 e teve o ingresso de sua primeira turma em agosto de 2006.

 

Perfil Profissional

O perfil do profissional que o PPG em Letras da UCPel busca formar inclui

  • conhecimento profundo de sua área específica de atuação e capacidade de articulação com áreas afins para a construção de um conhecimento interdisciplinar;
  • capacidade de assumir uma postura crítica em relação aos diferentes paradigmas de produção do conhecimento científico, incluindo a relevância do objeto de investigação, aspectos metodológicos, implicações teóricas e aplicações práticas;
  • competência acadêmica para produzir trabalhos de pesquisa de qualidade publicável, capazes de gerar impacto na área da Linguística Aplicada, incluindo artigos em periódicos, capítulos de livros e apresentações em congressos;
  • capacidade de trabalhar em equipe, explorando os recursos de infraestrutura e sistemas de comunicação, não só de sua própria instituição mas também de outras instituições e órgãos de fomento, estabelecendo parcerias e convênios;
  • capacidade para orientar futuros pesquisadores, liderar grupos de pesquisa, avaliar propostas, projetos e trabalhos de colegas e gerir programas, núcleos ou centros de pesquisa;
  • capacidade de interagir de modo produtivo com os diferentes segmentos de uma instituição de ensino, incluindo alunos, professores, funcionários e administradores;
  • comprometimento com a educação, demonstrando capacidade de conviver com as diferenças, promover o diálogo, administrar conflitos e gerar condições de mudança e aprendizagem;
  • capacidade de se envolver com os diferentes níveis de educação, do ensino fundamental ou universitário, incluindo o trabalho de extensão e educação continuada;
  • consciência da importância de sua profissão como pesquisador e docente na área da Linguística Aplicada e das contribuições que essa área pode trazer para a construção da cidadania, identidade cultural e compromissos éticos.

Descrição do Programa

Tendo em vista as características da demanda regional e as necessidades educacionais do País, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel propõe-se os seguintes objetivos:

Objetivos Gerais

  • Formar pesquisadores-docentes e promover a produção de conhecimento na área de Linguística Aplicada.
  • Proporcionar a docentes da área de Letras e a outros profissionais da linguagem e áreas afins um programa de estudos linguísticos, teóricos e aplicados, visando a uma melhor qualificação profissional.

Objetivos Específicos

  • Implementar e fortalecer as condições para a pesquisa na região, dentro e fora da universidade, através da institucionalização e da consolidação de projetos e grupos de pesquisa.
  • Proporcionar aos professores da rede pública e particular oportunidade de formação continuada e de desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos necessários à sua prática pedagógica nos três graus de ensino.
  • Oferecer aos alunos dos cursos de Letras da região sul do Estado e dos países do Mercosul a oportunidade de uma formação avançada em pesquisa e de uma prática pedagógica diferenciada, através da participação em projetos vinculados às linhas de pesquisa do Curso.
  • Propiciar aos professores-pesquisadores da UCPel e das outras universidades da região a oportunidade de consolidar e ampliar suas pesquisas, pela incorporação de novos projetos e novos pesquisadores.
  • Estabelecer bases teóricas e práticas para um projeto de estudos comparativos, no nível da fala e da escrita, entre o português, o espanhol e o inglês, no contexto das culturas pós-coloniais das Américas.