Publicações

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPEL publica a Revista Linguagem & Ensino

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel também possui:

  • Publicação eletrônica vinculada à Revista Linguagem e Ensino
    TELA (Textos em Linguística Aplicada): mais de 5.000 textos, incluindo 23 anais de congressos, 22 livros, todas as edições de Linguagem & Ensino, 214 dissertações de mestrado e 170 teses de doutorado. Mecanismo de busca próprio para localizar qualquer texto, autor ou palavra-chave. O quarto volume, TELA 4, foi lançado durante o VI SENALE, em abril de 2010.

Publicações previstas para 2012

 

LIVROS, CDs/DVDs e ANAIS DE EVENTO:
ERNST, A. & LEFFA,V.J. (Org.). Linguagens: Metodologias de Ensino e Pesquisa. Pelotas: EDUCAT, 2012.
RAUBER,Andréia Schurt;  MOTA, Mailce B.; MOURA, Heronides M. de M.  Anais da V Conferência Linguística e Cognição. Editora da UFSC, 2012.
RECUERO, Raquel. Conversação em Rede. Editora Sulina, 2012.

CAPÍTULOS DE LIVROS
BOHN, Hilário. O complexo papel do professor na aprendizagem das “presenças e ausências”, 2012.
BOHN, Hilário. Resenha do livro de CARR, Nicholas. The Shallows – how the internet is changing the way we think, read and remember. London: Atlantic Books, 2012.
ERNST, Aracy. “Escovando” palavras: movimentos possíveis de interpretação. In: Maria da Glória di Fanti e Leci Borges Barbisan (Org.). Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012
ERNST, Aracy. Modos de violência e de subjetividades contemporâneos. Discursos neonazistas no Orkut. In: Débora de Carvalho Figueiredo (Org). Sociedade, cognição e linguagem. Florianópolis: UFSC, 2012.
ERNST, Aracy. Entre desejo e censura ou entre vertigem e linguagem. Discursos sob(re) outros discursos. In: Marlene Teixeira e Valdir Flores (Org.). (título a ser definido). 2012.
ERNST, Aracy. Corpo, linguagem e violência: o discurso de auto-agressão. In: Solange Mitmann e Maria Cristina Leandro Ferreira (Org.). O acontecimento do discurso: filiações e rupturas. 2012.
LEFFA, Vilson; BOHN, Hilário; MARZARI, Gabriela; DAMASCENO, Vanessa. Quando jogar é aprender: o videogame na sala de aula. In: Trabalhos em Linguística Aplicada: pesquisas, ensino e reflexões. Vitória: Editora EDUFES, 2012.
LEFFA, Vilson; BOHN, Hilário; MARZARI, Gabriela; DAMASCENO, Vanessa. O letramento digital no processo de formação de professores de línguas, 2012.
LEFFA, Vilson. My teacher is an avatar. Editora Peter Lang, 2012.
LEFFA, Vilson; IRALA,Valesca B. O vídeo e a construção da solidariedade na aprendizagem da LE. Editora da UFBA, 2012.
LEFFA, Vilson. Sistemas de autoria para a produção de objetos de aprendizagem. In: Integrando tecnologias nas aulas de Inglês nos anos finais do Ensino Fundamental. São Paulo: Editora SM, 2012.
LEFFA, Vilson; HEEMANN, Christiane. Decálogo do professor de EaD. In: Perspectivas educacionais para o ensino de línguas. Maringá: Editora da UEM, 2012.
LEFFA, Vilson. Interpretar não é compreender: um estudo preliminar sobre a interpretação de texto. In: Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa. Pelotas: EDUCAT, 2012.
MATZENAUER, C.L.B. Aquisição das vogais do PB e tipologias de línguas. In: LEE, S. (Org.). Vogais além de Belo Horizonte. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
MATZENAUER, C.L.B. Estudos em Fonologia na UFSC e no Sul do Brasil – recortes e implicações teóricas. In: COELHO, I.; BALTAR, M. (Orgs. (Título ainda não decidido). Florianópolis: UFSC, 2012.
RAUBER, Andréia Schurt. Estudos sobre percepção de sons de língua estrangeira: aspectos metodológicos. Livro sobre Linguística Aplicada organizado por Aurélia Lyrio, UFPR.
SOBRAL, Adail. Capítulo sobre metodologia de trabalho sobre gêneros em coletânea organizada por Beth Brait (PUC-SP).
SOBRAL, Adail. Capítulo sobre dialogismo em livro organizado por Sônia Berti.
SOBRAL, Adail. Entrevista sobre tradução a ser publicada pela Editora da UFRGS.

 

ARTIGOS EM PERIÓDICOS E TRABALHOS COMPLETOS EM ANAIS
ALVES, U.; MATZENAUER,C.L.B. Coocorrência de altura e ponto nas lacunas dos inventários vocálicos: uma proposta de formalização a partir da conjunção de elementos de caráter estringente. Letras de Hoje, Porto Alegre: PUCRS, 2012.
BOHN, Hilário. Novas maneiras de aprender e conhecer, 2012.
ERNST, Aracy; QUEVEDO, Marchiori de. A leitura de imagens em materiais didáticos, 2012.
ERNST,Aracy; BRUM, Janaína. Memória e língua. O equívoco no discurso humorístico, 2012.
ERNST, Aracy. Gênero e humor no discurso da mídia, 2012
FISCHER, Adriana. Práticas de letramento acadêmico em um curso de engenharia têxtil: o caso dos relatórios e suas dimensões escondidas. Revista Scripta, n. 28 – Programa de Pós-Graduação em Letras – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
FISCHER, Adriana;  van HATTUN-JANSSEN, Natascha. Hidden features of academic literacy practices: the case of the report genre at the First Year Project Experience.
LEFFA,Vilson; MARZARI, Gabriela. Design da página interativa na perspectiva da semiótica social, 2012.
LEFFA, Vilson; BOHN, Hilário; MARZARI, Gabriela; DAMASCENO, Vanessa. Os letramentos digitais e a desconstrução do cérebro linear: os cérebros da Internet, 2012.
MATZENAUER,C. L. B. Papéis da teoria fonológica em estudos sobre a aquisição da linguagem.  Veredas, Juiz de Fora: UFJF, 2012.
MATZENAUER,C. L. B.; AZEVEDO,R. Q.; ALVES, U.; A Epêntese Vocálica após segmentos plosivos em codas mediais de palavras no Português Brasileiro por falantes nativos de Espanhol. Letras & Letras, Uberlândia: UFU,  2012.
NEUSCHRANK, A.; MATZENAUER,C. L. B. A palatalização na diacronia do PB: o surgimento dos segmentos palatais à luz de teoria fonológica. Linguística. ALFAL, n. 28, junho 2012.
PINHEIRO, Ana P.; DEL RE, Elisabetta; MEZIN, Jenna; NESTOR, Paul G.; RAUBER, Andréia Schurt; MCCARLEY, Robert W.  GONÇALVES, Óscar F.; NIZNIKIEWICZ, Margaret A. Sensory-based and higher-order operations contribute to abnormal emotional prosody processing in schizophrenia: an electrophysiological investigation. Psychological Medicine.
RAUBER, Andréia Schurt; RATO, Anabela. Perception of foreign language sounds: methodological issues. Revista Moara (submetido).
RAUBER, Andréia Schurt; RATO, Anabela; KLUGE, Denise Cristina; SANTOS, Giane Rodrigues dos. Designing Audio, Visual, and Audiovisual Perceptual Training Tasks with TP Application Software. Proceedings of the Pronunciation in Second Language Learning and Teaching Conference. Vancouver: Simon Fraser University.
ZIMMER, Márcia Cristina; ALVES, Ubiratã K. Uma visão dinâmica da produção da fala em L2: o caso da Dessonorização Terminal.Revista da Abralin, jul/dez. 2012 (submetido).
ZIMMER, Márcia Cristina; COSTA, Ana Lúcia Pires da.The performance of elders suffering from presbiacusis in tasks involving inhibitory controlRevista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v.17, n.3, São Paulo jul./set.  2012.
ZIMMER, Márcia Cristina; BANDEIRA, Marta Tessman. The dynamics of interlinguistic transfer of VOT patterns in multilingual children.Journal of Multilingual Matters (submetido).
ZIMMER, Márcia Cristina. Perception and Production of English (L2) VOT Patterns by Brazilian Learners. GSCP (Gruppo di Studi sulla Comunicazione Parlata) Proceedings2012.