MEEC e PPGSC/UCPel apresentam trabalho conjunto no Simpósio Brasileiro de Processamento de Sinais

O Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) desenvolveram conjuntamente um trabalho sobre otimização de contagem de células aprovado no XXXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais. Entre 16 e 19 de setembro, o evento irá ocorrer em Campina Grande (PB).
O trabalho «Semi-automatic Image Processing Algorithm for Cell Couting in Neubauer Chambers» foi realizado pelo egresso do MEEC, Lucas Soares da Costa, em parceria com a professora do PPGSC, Fernanda Nedel, e as doutorandas do PPGSC, Camila Ferrúa e Laísa Camerini. A pesquisa será apresentada no Simpósio pelo professor do MEEC, Claudio Diniz.
De acordo com o docente, a pesquisa utilizou algoritmo para contar células na Câmera Neubauer através do processamento de imagem obtida em experimento com smartphone acoplado a um microscópio ótico. «O objetivo foi reduzir o tempo na contagem das células no Laboratório de Neurociências da UCPel», explica Diniz. Com o algoritmo, a atividade que leva alguns minutos passou a ser realizada em segundos.
A pesquisa apresentada no artigo segue em andamento com outros dois alunos a fim de finalizar o sistema para contagem de células por análise de imagens.
Redação: Piero Vicenzi