Acadêmicos aprovam trabalho no maior evento de microeletrônica do Brasil

Acadêmicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tiveram artigos aprovados no Chip em Sampa, maior evento nacional de microeletrônica. A atividade ocorrerá de 26 a 30 de agosto, em São Paulo. Os orientadores, professores Cláudio Diniz e Mateus Grellert, irão apresentar os trabalhos.

Os artigos tratam sobre o uso de técnicas de computação aproximada na redução da energia consumida no processo de compressão de vídeos. Conforme explica Diniz, que é coordenador do curso de Engenharia de Computação da UCPel, os estudos na área buscam desenvolver um material específico para codificar vídeos sem utilizar um sistema de propósito geral. Dessa forma, o processo fica mais ágil, além de prolongar o tempo de bateria do sistema que executará a função.

Cada ano o Chip in ocorre em um lugar do Brasil. A edição de 2019 será realizada em São Paulo. Juntamente com o encontro, ocorrem outros cinco pequenos eventos. A UCPel estará representada em três deles, através dos trabalhos do acadêmico do 8º semestre do curso de Engenharia de Computação, Victor Lima; e dos pesquisadores do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação (MEEC), Mateus Stigger e Rafael da Silva.

Os artigos ainda contaram com a colaboração dos professores da UCPel, Cláudio Diniz, Eduardo da Costa e Mateus Grellert. Além deles, participaram dos trabalhos os professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Rio Grande, Leonardo Soares; e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sérgio Bampi.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro), o Chip in Sampa conta ainda com o apoio de diversas sociedades internacionais, sendo considerado o maior evento de microeletrônica do Brasil.

Redação: Manuelle Motta