Três pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/PPGPSDH/UCPel) foram selecionadas para dois eventos nacionais. Os trabalhos serão apresentados no 10º Seminário Nacional Sociologia e Política e no 19º Congresso Brasileiro de Sociologia.
Entre 15 e 17 de maio, em Curitiba, o professor e coordenador do GITEP, Luiz Antônio Bogo Chies, apresenta o trabalho “Mortes sob custódia prisional: Brasil, prisões que matam e mortes que pouco importam”, no Seminário Nacional de Sociologia. No mesmo evento, a pesquisa “Os desafios da Defensoria Pública na garantia do acesso à justiça dos presidiários: um estudo de caso na comarca de Pelotas”, de Jiulia Estela Heling, também será apresentada.
No Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em Florianópolis entre 9 e 12 de junho, o coordenador do grupo aprovou a pesquisa “Séculos XIX e XXI: prisão e segregação racial em Pelotas”. O estudo integra o Grupo de Trabalhos (GT) 37 do evento, “Violência, Polícia e Justiça no Brasil: Agenda de pesquisa e desafios teóricos-metodológicos”.
Segundo Chies, a divulgação científica em eventos é parte essencial das atividades e missão da Universidade e Programas de Pós-Graduação. “Não só os dados e resultados das investigações se tornam públicos, chegando por esta via até a sociedade. O diálogo com outros pesquisadores gera contribuições para o desenvolvimento da agenda de pesquisas que realizamos na região”, conclui. 

foto da notícia