O docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel), César Augusto Costa, teve artigo selecionado para compor a coletânea “Educação Ambiental na América Latina”, obra lançada recentemente. 
Intitulado “Perspectivas interdisciplinares à luz de Paulo Freire: contribuições político-pedagógicas para a Educação Ambiental crítica”, o artigo trata da contribuição pedagógica e política do educador brasileiro na questão interdisciplinar e sua convergência para a Educação Ambiental (EA) crítica. “A leitura Freireana sobre a interdisciplinaridade instrumentaliza para o amadurecimento da EA crítica como ação político-educativa visando à superação das relações sociais alienadas no capitalismo”, explica Costa. 
A coletânea foi organizada pelos professores Ivo Dickmann (UNOCHAPECÓ/SC) e Cláudia Battestin (URI/Erechim) e conta com pesquisadores de várias partes do país. Costa produziu o artigo em parceria com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Frederico Loureiro. 
O docente é coordenador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL) do PPGPSDH/UCPel. Pesquisa há vários anos a temática do pensamento social latino-americano e suas interlocuções com a questão ambiental diante o padrão de sociabilidade do capitalismo na América Latina.
Redação: Rita Wicth – MTB 14101