Os 200 anos de nascimento de Karl Marx será marcado na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) com debate no dia 06 de agosto, às 19h30, no Auditório Dom Antônio Zattera. O marco teórico deixado pelo comunista assim como a atualidade de sua obra para os países da América Latina darão a tônica da atividade, promovida conjuntamente pelas Universidades Católica, Federal de Pelotas (UFPel) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  
 
Através da obra de Marx, explica o professor da UCPel, César Augusto Costa, grandes questões latino-americanas serão analisadas. De acordo com o docente, a partir das interpelações críticas de seu pensamento, a perspectiva das lutas sociais ganham fôlego e vigor. “A atualidade e crítica da obra de Marx auxilia a compreender o processo de expropriações e lutas sociais no âmbito latino-americano”, explica. 
Passados 200 anos de nascimento do filósofo, segue sendo uma tarefa inacabada à academia refinar a teoria do autor para países periféricos, completa Costa. Especialmente para o caso brasileiro, a teoria de Marx auxilia à realização de uma leitura crítica da sociedade. “A teoria marxista existe para desvelar o quanto as relações de colonialidade, desigualdade, exploração e exclusão têm marca nesta sociedade desigual capitalista brasileira e latino-americada”, completa.
Os debatedores convidados são os professores vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFPel e Sociologia da UFRGS, Georgina Nunes e Carlos dos Anjos. Entre as pesquisas dos convidados, destacam-se o debate racial e as lutas sociais. 
O evento é gratuito e aberto ao público. Interessados em obter certificado de participação devem realizar inscrição na Livraria Vanguarda, (localizada em frente ao Campus I da UCPel), ao custo de R$ 7.         
Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

foto da notícia